Na última segunda-feira (18), a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, juntamente com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, realizou uma visita técnica na Fazenda Santa Barbara, propriedade localizada em Quirinópolis.
Na ocasião, os técnicos e pesquisadores das entidades apresentaram ao professor Stephen Ramsden, da University of Nottingham, universidade da Inglaterra, o sistema iLPF – Integração Lavoura Pecuária Floresta com foco na agricultura familiar e suas vantagens para a produção leiteira. O sistema iLPF é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área.
A fazenda visitada é Unidade de Referência Tecnológica – URT nesse sistema. A URT foi instalada em 2016, sendo uma parceria entre a Emater, Embrapa e a marca Casa da Abelha, tendo como objetivo a difusão da tecnologia de iLPF para os agricultores familiares voltados para a produção de leite.
Na visita, o pesquisador da Embrapa, Abílio Pacheco, explica a importância da URT para a produção de leite com melhoria das pastagens, manejo dos animais e manejo da floresta. Também apresenta suas vantagens econômicas e técnicas com a implantação da cultura de eucaliptos na pastagem.
Já o proprietário da fazenda, José Ferreira, comenta sobre a experiência positiva da colaboração para a implantação do sistema em sua propriedade e enfatizou “que a parceria é um verdadeiro sucesso”, destacando o incremento da produção de leite na propriedade após a instalação do sistema iLPF.
Coordenador Regional da Emater, Sérgio Martins destaca evolução do sistema iLPF na Região Rio Paranaíba. “Em 2016, apenas um produtor da agricultura familiar adotou a tecnologia. Após as divulgações com Dia de Campo e Visitas Técnicas na Fazenda Santa Bárbara, já são 71 propriedades que cultivam eucalipto nas pastagens – iLPF/IPF, com a parceria da Emater e Embrapa.” Sérgio ainda ressalta que todos os produtores são ligados a agricultura familiar.
Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves
Foto: Emater/Divulgação
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / comunicacao.ematergo@gmail.com