Trinta produtores concorrem no Torneio Leiteiro de Gameleira de Goiás

Três produtores rurais foram premiados em quatro categorias diferentes – Foto: Divulgação

O encerramento do 11º Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar de Gameleira de Goiás aconteceu no último sábado (31), no Salão Paroquial do Distrito de Mocambinho, com o anúncio dos produtores vencedores. O evento conta com a participação do Governo de Goiás, por meio da Emater (Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da cidade.

Trinta produtores participaram do concurso para disputar em quatro categorias: Vaca Individual, Vaca em Conjunto, Qualidade e Ordenhador. Para avaliar os bovinos, a Emater realizou, durante dois dias, a pesagem do leite nas propriedades.

A produtora Maria Cleide dos Santos, proprietária da Chácara Canto Verde, ficou em primeiro lugar nas categorias Vaca Individual e Vaca em Conjunto. O animal batizado de Cabana apresentou a melhor performance, produzindo 106,38 kg de leite. Em conjunto, Cabana e Sabrina competiram juntas, produzindo uma média de 100,66 kg.

Na categoria Qualidade, que mede os padrões de qualidade do laticínio levando em conta critérios como limpeza e frescor, a produtora Maria Amélia da Silva, da Fazenda Primavera, conquistou a primeira colocação. Já para melhor ordenhador, o premiado foi Fernando Coloca, proprietário da Fazenda Madeira.

Torneio Leiteiro de Gameleira de Goiás chega a sua 11º edição neste ano – Foto: Divulgação

Incentivo

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Gameleira de Goiás, João Bosco Cardoso, que esteve presente no encerramento, salientou a importância da realização do concurso.

“A importância do Torneio Leiteiro é incentivar o produtor. […] Além de reunir o pessoal, as pessoas que participam podem ver que tem muita gente com gado bom. O nosso incentivo maior é mostrar que nós temos um plantel bom em nosso município”, disse.

Ainda de acordo com ele, cada produtor vencedor pôde faturar, em média, R$ 3.000,00 em prêmios. As gratificações incluem produtos para alimentação animal e materiais específicos de ordenha.

Emater presente

Além da premiação, foi ministrada durante o encerramento uma palestra sobre as novas regras para a produção de leite, conduzida pelo veterinário e técnico da Emater Clenon Aguiar. Os produtores presentes puderam ser instruídos sobre as novas normativas editadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em vigor desde maio deste ano.

A organização do evento contou com os trabalhos dos extensionistas Carlos Eduardo e Sumara Dutra, da Unidade Local de Gameleira. Os profissionais participaram de todo o processo de avaliação dos bovinos e dos preparativos da festa.

Comunicação Setorial – Emater
Texto: Fernanda Garcia
Fotos: Divulgação
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com