Com o intuito de levar ao público uma amostra do trabalho desenvolvido pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a entidade participou da III Mostra de Tecnologia para Negócios. A atividade aconteceu na última quarta-feira (30), em Goiânia, e foi promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).
O evento contou com o engajamento direto de 19 empresas que atuam no setor de inovação no estado, incluindo a Emater, que ganhou destaque na área expositora, com um estande onde foram apresentados o aplicativo Emater MOBI e a pesquisa com cultura de tecido vegetal.
Segundo a pesquisadora da instituição, Dra. Maurízia de Fátima Carneiro, a mostra é importante para colocar a sociedade em contato com os trabalhos desenvolvidos em laboratório. A cultura de tecido, por exemplo, consiste na multiplicação de mudas de plantas saudáveis, livres de doenças e pragas, trazendo maior viabilidade produtiva para pequenos agricultores.
A amostra de banana-maçã chamou a atenção de uma das visitantes do estande, a gestora administrativa Olga Montelo. Ela conta que seu marido cultiva a fruta, mas evita essa variedade por causa de algumas complicações da espécie.
“A banana-maçã empedra muito e hoje aprendi que é preciso realizar toda uma preparação para que isso não aconteça. Então eu tenho muito interesse em adquirir algumas mudas como essas que estão aqui”, comenta.
A Dra. Maurízia explica que apesar de a pesquisa estar em etapa inicial, a meta é introduzir as mudas no mercado. “É importante mostrar que esse trabalho tem um futuro, com plantas limpas de doenças e promissoras em alta produtividade, colocando o produtor rural local em competitividade com outros estados”, acrescenta.
Além disso, foi apresentado durante o evento o aplicativo Emater MOBI. O gerente de Tecnologia da Informação da Emater, Elton Minelli, e o assessor técnico de Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Salvador Farina, estiveram presentes para demonstrar aos visitantes como a plataforma funciona.
Idealizada e desenvolvido pela Agência Estadual, o programa estabelece um canal de comunicação direto entre o produtor rural e o técnico, representando um grande avanço no serviço de assistência técnica no campo. Os extensionistas também expuseram a tecnologia de monitoramento em tempo real das atividades de Ater, que utiliza técnicas de georreferenciamento.
Inovação
A Mostra de Tecnologia para Negócios chegou este ano a sua terceira edição. Conforme o diretor da Fieg, Eribaldo Egídio, em seu discurso de abertura, o propósito das atividades é estimular a aproximação entre empresas e organizações de pesquisa. Quinze entidades ligadas ao setor de inovação em Goiás foram expositoras, mostrando seus trabalhos nas áreas de indústria, comércio, serviços e agronegócio.
O evento foi realizado pela federação citada acima, Fecomércio, Sebrae e Funtec, com o apoio da Emater e demais instituições que integram o movimento Aliança pela Inovação em Goiás.
Comunicação Setorial – Emater
Imagens: Nivaldo Ferr
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com