Semana da Agricultura Familiar tem programação especial para agricultores familiares que desejam empreender

Quarto dia de evento é marcado por diversidade de temas, com debates sobre feiras livres, oferta de sementes a baixo custo, marketing rural e políticas de fomento a negócios rurais

A programação da Semana da Agricultura Familiar desta quinta-feira (22) foi marcada pela diversidade de temas especialmente voltados para trabalhadores do campo. Estiveram em destaque a importância das feiras livres, o Programa de Oferta de Sementes Geneticamente Melhoradas para Plantio, desenvolvido pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), marketing rural e fomento ao empreendedorismo no campo.

Na abertura, o engenheiro agrônomo da Emater, Álvaro Gonçalo, apresentou ao público a Feira Agroecológica de Anápolis (FeAgro), organizada pela Associação dos Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região (Aproar). O profissional explicou que iniciativas como essa são fundamentais para estimular tanto a produção quanto o consumo de alimentos saudáveis, criando ainda uma relação mais sólida entre produtores e clientes, uma vez que a comercialização é direta. “O consumidor demanda cada vez mais produtos de qualidade e quer saber detalhes sobre a origem desse produto”, disse.

Também entrou em pauta a pesquisa com grãos agroecológicos executada pela Emater e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Estão sendo cultivadas variedades de milho e feijão de acordo com os princípios da agroecologia em propriedades assistidas pela Agência Goiana. O objetivo é validar novas tecnologias e disseminá-las entre agricultores familiares.

Em seguida, a pesquisadora da Emater, Fernanda de Cássia, conduziu a palestra sobre as sementes de milho que são ofertadas pela instituição a preços acessíveis para pequenos produtores rurais. A cientista salientou que as sementes de boa qualidade são essenciais para o sucesso na lavoura, já que apresentam maior uniformidade, resistência a pragas e doenças e germinação e pureza biológica.

O Programa de Oferta de Sementes Geneticamente Melhoradas para Plantio da Emater conta com materiais de alto padrão genético recomendados para todas as regiões de Goiás.  São disponibilizados os milhos AL Bandeirante e Emgopa 501, este último desenvolvido pela própria Emater e direcionado para produtividade de silagem. “A semente tem alto valor agregado, sua constituição genética carrega em sua forma física anos de pesquisa”, salientou a pesquisadora.

Marketing e empreendedorismo rural

Para arrematar o dia, o ciclo de palestras colocou em evidência os processos de investimento e de comercialização dos produtos. Estratégias de marketing são importantes para a sobrevivência de qualquer negócio, inclusive dos empreendimentos rurais familiares. Trazendo orientações a respeito de rotulagem, o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), João Cisneiro, foi o terceiro palestrante da tarde.

“Criamos novas exigências, como mais qualidade de vida e hábitos mais saudáveis”, atentou o profissional em referência à ocorrência da pandemia, que impôs grandes desafios aos agricultores familiares que dependem das feiras para a comercialização dos produtos. De acordo com ele, para acompanhar transformações como essa, o mundo empresarial dispõe hoje de uma rede de formatos de pagamento, compra e entrega de produtos, o que acarreta na necessidade de adaptação por parte dos pequenos e grandes negócios.

Nessa readequação, os agricultores familiares devem dar especial atenção à apresentação de seus produtos, tomando cuidados quanto à embalagem e integridade dos mesmos, controle de estoque e cargas que precisam de refrigeração e empacotamento de materiais frágeis, como produtos artesanais. Além disso, o consultor destacou a importância da utilização das redes sociais para impulsionar os negócios e criação de perfis empresariais nas plataformas.

Na sequência, a palestra do gerente de Agronegócios da GoiásFomento, Petherson Santana, detalhou as diretrizes do Produtor Empreendedor, linha de crédito lançada pelo Governo do Estado exclusivamente para produtores rurais. A iniciativa tem o propósito de oferecer oportunidades mais justas de desenvolvimento, encorajando o empreendedorismo e fomentando novos negócios no campo.

“Nós aqui não falamos mais pequeno produtor, falamos produtor empreendedor. Porque essa força do produtor empreendedor move não só o nosso Estado, mas também o nosso País”, afirmou o gerente. Ainda segundo ele, grande parte da retomada econômica de Goiás se deve ao setor agropecuário, o que reforça novamente o compromisso da atual Gestão Estadual no desenvolvimento de políticas públicas especializadas.

Confira a programação completa dos próximos dias de evento aqui

Assista o quarto dia da Semana da Agricultura Familiar:

YouTube player

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias