Emater organiza roda de conversa para troca de experiências entre comunidades de Baliza

Ação reuniu cerca de 45 pessoas que, durante todo o dia, trocaram ideias e experiências sobre agricultura familiar

Visando a troca de experiências entre as comunidades de Baliza, a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária realizou uma roda de conversa em parceria com a UFG – Universidade Federal de Goiás. A reunião foi realizada no dia 13 de junho (quinta-feira) no Assentamento Oziel.

A solicitação foi feita pelo curso de comunicação da universidade que demonstrou interesse em conhecer e conversar sobre as histórias dos agricultores da região de Mineiros e Baliza, em especial o grupo de mulheres. A ação reuniu cerca de 45 pessoas que, durante todo o dia, trocaram ideias e experiências sobre a agricultura familiar.

Essa roda de conversa faz parte de um projeto da UFG que visa articular a identidade do território rural. Para isso, é necessário que se conheça a realidade deste meio. E, sendo a Emater uma instituição que auxilia e acompanha o produtor no campo, muitos agricultores foram levados à reunião para contar sobre seu trabalho.

Histórias de sucesso

A técnica da Agência, Márcia Maria, conta que reuniu algumas pessoas das cidades para que contassem sobre como a Emater trabalha para ajudar os agricultores que vivem em assentamentos. E a produtora Zenaide Almeida tem boas histórias pra contar. Ela criou suas duas filhas através do trabalho no campo e hoje é uma empreendedora de sucesso.

Há cinco anos ela montou uma agroindústria de panificação com assistência da Emater que ministrou cursos, deu orientações sobre o processo de produção e venda e até hoje acompanha a produtora em todas as suas atividades. Ela conta que a Agência fez um projeto de licitação que fez com que ela ganhasse todos os equipamentos necessários para sua agroindústria através da Embaixada da Austrália.

A produtora se alegra ao falar sobre o que sente com a participação da Agência em sua vida. “A Emater é como se fosse uma mãe para mim, me ajudou muito, tanto no profissional quanto no pessoal.” Hoje, Zenaide faz deste trabalho sua principal fonte de renda. Distribui os produtos fabricados em sua agroindústria de panificação por toda região e para o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, que distribui para as escolas da cidade.

Confira as fotos:

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves | Fotos: Emater/Divulgação
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / 3201-8814
comunicacao.ematergo@gmail.com