A pesquisadora da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Karin Collier, participou do programa Caminhos do Agro, veiculado pela Rádio CBN Goiânia na última terça-feira (02), para falar sobre a praga broca-do-tronco que vem atacando pequizeiros em Goiás. O Governo do Estado, por meio da Emater, está desenvolvendo um trabalho para investigar e identificar os mecanismos biológicos da lagarta responsável pelo ataque.
“Nós conseguimos em janeiro coletar a mariposa, o adulto dessa broca, que é uma lagarta que perfura o tronco do pequizeiro. A nossa dificuldade para a identificação da espécie era conseguir um exemplar adulto. Ele foi encaminhado para o laboratório de lepidópteros neotropicais da Universidade Federal de Goiás para análise e nós avançamos na compreensão da biologia dele”, explicou a especialista ao programa.
A entidade orienta que, neste primeiro momento, agricultores e extrativistas observem as plantações e, caso haja ocorrência da praga, reportem para a unidade local da Emater mais próxima ao município. A lista de endereços está disponível aqui.