Rádio CBN destaca atuação da Emater pela Indicação Geográfica do Queijo Cabacinha da região Sudoeste de Goiás

“Esperamos aumentar a produção e ver nosso queijo em grandes mercados de outros Estados”, diz produtora de Santa Rita do Araguaia

O trabalho da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) pela conquista do registro de Indicação Geográfica (IG) do Queijo Cabacinha, produzido na região Sudoeste de Goiás, foi destaque da última edição do quadro Caminhos do Agro, da Rádio CBN Goiânia.

Ao jornalista Márcio Venício, a técnica da Agência em Mineiros, Márcia Maria de Paula, uma das responsáveis pelo processo de regularização junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), contou do empenho com que guia, há uma década, este trabalho em nome do Governo de Goiás.

Além de Márcia, a reportagem ouviu também a produtora Maria Miriam da Silva, de Santa Rita do Araguaia, assistida pela Emater na produção do Queijo Cabacinha, que destacou como esse registro, que irá agregar valor ao seu trabalho, é motivo de expectativa por ela e por tantos outros pequenos produtores da região dos municípios que abrigam as nascentes do Rio Araguaia. “Esperamos aumentar a produção e ver nosso queijo em grandes mercados de outros Estados.”

“Com o reconhecimento da região como IG, ganhamos o reconhecimento, a valorização do produto, o que levará a um aumento da produção e a geração de emprego e renda, a um interessante processo de sucessão familiar, além de fomentar a questão turística. Os impactos são todos positivos”, ressalta Márcia.

A técnica também explica que a elaboração do dossiê exigido para o registro da IG teve início em 2011, fruto de um trabalho conjunto de inúmeras entidades, e que já se encontra na última fase, com a criação de uma associação de produtores.

Ouça esta edição do Caminhos do Agro, da Rádio CBN Goiânia.

A reportagem também cita o pioneirismo alcançado na região Norte de Goiás com a conquista da IG do açafrão de Mara Rosa, que foi destaque no jornal O Popular e você lê nesta reportagem.

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
Informações à imprensa: (62) 3201-8340/(62) 99276-8815
comunicacao.ematergo@gmail.com