O programa de melhoramento genético de mandioca desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), foi destaque no Jornal do Campo, exibido neste domingo (23), pela TV Anhanguera.
O projeto busca disponibilizar variedades de mandioca mais produtivas aos agricultores familiares, em especial das regiões Norte e Nordeste do Estado, onde as condições climáticas e biológicas são menos favoráveis.
A Estação Experimental da Emater em Porangatu abriga uma coleção de 15 genótipos de mandioca de mesa e cinco de indústria, obtidos através de coletas nas principais áreas de plantio do Estado. Os genótipos são avaliados para que os mais produtivos sejam utilizados como progenitores.
O presidente da Emater Pedro Leonardo Rezende, em entrevista ao jornal, falou ainda sobre o projeto Cerveja de Mandioca, que junto ao programa de melhoramento irá potencializar a produção da raiz em Goiás e oferecer novas oportunidades de comercialização para os pequenos produtores rurais.