Em transmissão realizada nesta quarta-feira (23), no canal da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) no YouTube, a médica veterinária da instituição, Dulce Pereira Primo, explicou as principais propriedades do BRS Capiaçu, uma variedade de capim com alto potencial produtivo para a bovinocultura leiteira.
Durante a palestra, Dulce apresentou as origens do capim e como ele pode beneficiar os produtores rurais. Segundo ela, o BRS Capiaçu é um clone de capim-elefante, obtido através de um programa de melhoramento conduzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Ainda de acordo com a especialista, a planta apresenta um menor custo em relação ao milho e a cana-de-açúcar. “O Capiaçu é um capim de muito mais rendimento do qualquer outro. Além de ser mais produtivo na questão de massa, ele é mais nutritivo. Por volta de 50 dias, o Capicaçu está com cerca de 10% de proteína, enquanto outros tipos de capins vão estar com apenas 7%”, ressaltou.
A médica atentou ainda para a silagem do BRS Capiaçu. Ela informa que a silagem é indicada para bovinos de corte, leite e pequenos ruminantes, mas também pode ser utilizada para a produção de biomassa energética devido ao seu elevado potencial de produção. Durante o decorrer da live foram apresentados também os diferentes cuidados que o produtor deve ter na hora do cultivo do capim.
Confira a palestra na íntegra
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias