Presidente da Emater-GO homenageia servidores pelo avanço de Goiás em Ranking de Competitividade

O estado recebeu o Prêmio Destaque Crescimento e conquistou a melhor colocação da história no ranking

Em agosto de 2023, Goiás recebeu o ‘Prêmio Destaque Crescimento’ durante solenidade de divulgação do Ranking de Competitividade dos Estados 2023. O Estado subiu sete pontos e duas posições, na comparação com 2022, ocupando a 7ª posição entre as 27 unidades da federação, no ranking geral de competitividade elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Em reconhecimento ao trabalho dos servidores, o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia, reuniu os servidores, na tarde desta quarta-feira (27) para agradecer pelo empenho e dedicação de todos que colaboraram com essa conquista.

“Nós da Emater somos parte disso. Os nossos servidores têm contribuído, desempenhando o seu papel nas suas funções e colaborando diretamente para que este resultado fosse alcançado. Queremos que vocês se sintam parte dessas conquistas e desses avanços que Goiás tem obtido”, discursou Rafael Gouveia.

Este é o terceiro ano consecutivo que o estado cresce no ranking geral. Em 2020, Goiás ocupava a 12ª colocação geral, subindo para 10º em 2021, alcançando o 9º lugar em 2022. O estado subiu cinco posições nos últimos quatro anos, alcançando o sétimo lugar – a melhor colocação da história do estado, desde que o ranking foi criado.

Outras classificações

Além da ótima classificação no quesito crescimento, o estado também atingiu protagonismo em outras esferas, como Potencial de Mercado, assumindo o primeiro lugar. Esta classificação considera o tamanho do Produto Interno Bruto (PIB) de cada estado, a dinâmica de crescimento do PIB nos últimos quatro anos e o crescimento potencial da força de trabalho para os próximos 10 anos.

Conforme a íntegra do relatório do CLP, o tamanho da economia do estado é uma das variáveis levadas em consideração na decisão de localização de investimentos das empresas, favorecendo a competitividade. Ao mesmo tempo, estados com economias mais dinâmicas também abrem mais oportunidades de investimento, gerando um ciclo virtuoso de competitividade e desenvolvimento econômico.

Indicadores

O Produto Interno Bruto de Goiás registrou, em 2022, o maior crescimento dos últimos 12 anos, com aumento de 6,6%. Os dados são do Instituto Mauro Borges (IMB), órgão de pesquisas e estatísticas do Governo de Goiás. Conforme a pesquisa, o PIB estadual mais que dobrou a média nacional para o período, que ficou em 2,9%. O número teve reflexo positivo em geração de emprego e renda, com abertura de 87 mil vagas.

A taxa de desemprego em Goiás no segundo trimestre deste ano ficou em 6,2%, segundo dados divulgados pelo IBGE. É a menor para o segundo trimestre desde 2014, quando a taxa foi de 5,4%. Também é a quinta taxa seguida abaixo do patamar de 7%. Em números absolutos, a população desocupada em Goiás é estimada em 247 mil pessoas, enquanto a força de trabalho é de 4 milhões de pessoas.