Para conferir de perto as ações do Agro é Social em Ceres e região, o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia, foi até o Vale do São Patrício acompanhar o início das capacitações que estão sendo oferecidas durante os cinco dias de evento.
Após a realização dos cursos, os produtores que se encaixarem nos critérios do Crédito Social ainda vão receber um cartão com um valor de cerca de R$ 5 mil reais para que eles possam empreender no setor agrícola.
“Com a oferta das capacitações e a entrega do benefício financeiro aos participantes, nosso desejo é que, por meio dos cursos oferecidos em diversas áreas, os produtores possam se capacitarem para estarem aptos a implementar novos sistemas produtivos em suas propriedades e, consequentemente, aumentarem a sua renda”, destaca Rafael.
Na cidade de Ceres, estão acontecendo cursos de doces artesanais e panificação. Em Santa Isabel, estão sendo oferecidos cursos de horticultura, quitandas e produtos de higiene e limpeza. Em Vila Propício, está sendo ofertada uma capacitação na área de avicultura de corte. Rialma está recebendo capacitações de horticultura e panificação.
“O Vale do São Patrício recebe o Agro é Social de braços abertos porque o evento vai alavancar a nossa região e estimular o produtor rural, aumentar a sua produtividade e possibilitar a abertura de novos empreendimentos, fomentando assim o comércio nesses municípios, além de também permitir que a comunidade conheça de perto o trabalho da Emater”, afirma Diego Alves, coordenador da Unidade Regional da Agência no Vale do São Patrício.
Além disso, em Nova América, a comunidade está participando de um curso de quitandas, enquanto Rianápolis recebe curso de processamento de carnes e em Rubiataba acontece curso de doces artesanais. Todos os participantes receberão um certificado emitido pela Emater.
Ivânia Barreto, participante de um dos cursos, afirma estar gostando bastante do que está aprendendo. “É um curso maravilhoso. Muitas coisas aprendidas aqui poderão ser comercializadas futuramente. A capacitação está nos possibilitando novas formas de renda”, narra.
“Dia D”
O último dia do Agro é Social terá uma programação especial. Para o encerramento, haverá a entrega dos certificados aos participantes dos cursos, apresentações culturais, atendimentos técnicos, balcão de empregos, atividades para crianças e a realização da “Feira do Produtor”, onde haverá comercialização de alimentos cultivados e produzidos pela agricultura familiar.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias