Pesquisa com clones de seringueira é destaque no AgroMais

Trabalho, realizado pela Embrapa Cerrados em parceria com Emater, oferece variedades mais produtivas da planta, buscando impulsionar produção de borracha no Centro-Oeste brasileiro

Uma pesquisa com clones de seringueira, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), foi destaque na última semana no programa Agro Tarde, veiculado pelo canal AgroMais. O projeto busca ofertar materiais mais produtivos para o Centro-Oeste, principal região produtora de borracha natural do País.

Segundo o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados (DF), na área central brasileira são plantados basicamente quatro clones de seringueira. A partir da pesquisa, os produtores terão à disposição mais 14 clones para cultivo, que apresentaram alto potencial produtivo.

A avaliação dos novos materiais, que envolve trabalho realizado há mais de 20 anos, foi conduzida em quatro locais da região Centro-Oeste: Goianésia (GO), Barro Alto (GO), Planaltina (DF) e Pontes e Lacerda (MT). Levou-se em consideração, entre outros aspectos, a circunferência do tronco; a espessura da casca no início e após a sangria; a porcentagem de plantas em sangria a cada ano; a produção mensal e anual de borracha; e a incidência de doenças foliares e no painel de sangria. 

A reportagem também conversou com a pesquisadora da Emater, Elainy Botelho, que ressaltou o propósito da iniciativa de atender também às necessidades dos pequenos produtores rurais. “O agricultor familiar vai utilizar o resultado dessa pesquisa e melhorar seus rendimentos, porque ele tem uma pequena área, então o aumento da produção por unidade de área, para ele, é muito importante”, explicou a profissional.

Confira um trecho da matéria:

https://www.instagram.com/p/CO0sJ2eHlx8/