Período pós-colheita é importante para o replantio do açafrão-da-terra

É aconselhável que o plantio seja feito no início do período chuvoso, entre os meses de outubro e novembro

No episódio desta quarta-feira (15/02) do Campo de Saber, série de webinários da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o engenheiro agrônomo e pesquisador da Emater, Weslley Gonçalves, falou um pouco sobre inovações tecnológicas para produção e processamento do açafrão-da-terra.

Parte da história goiana, há bastante tempo o açafrão é uma das principais alternativas de renda dos agricultores familiares da região Norte de Goiás, especialmente no município de Mara Rosa e arredores. Neste mês de fevereiro, a conquista do selo de Indicação Geográfica do açafrão da região de Mara Rosa completa 7 anos.

A obtenção do selo de Indicação Geográfica do Açafrão de Mara Rosa é uma forma de valorizar a tradicionalidade do que é produzido no município e nas cidades de Formoso, Estrela do Norte e Amaralina. Além disso, também é um meio de fomentar o comércio local e gerar maior rentabilidade ao agricultor familiar.

Como destacado por Weslley, o açafrão-da-terra pode ser utilizado de várias maneiras, mas as duas principais são como condimento na culinária e no preparo de medicamentos, já que possui altas propriedades medicinais.

É preciso que o produtor se atente quanto aos períodos de pré e pós-cultivo. O agrônomo explica que, devido a características próprias do açafrão-da-terra, o plantio da cultura deve ser feito no início do período chuvoso, entre os meses de outubro e novembro. “O próprio açafrão nos dá indícios de quando deve ser plantado – quando se inicia as chuvas e a umidade do ar sobe, ele começa a brotar”, explica.

No período pós-colheita, é necessário fazer o armazenamento do que foi colhido em um local que tenha sombra, para garantir o replantio na próxima safra. “Caso deixado no sol, o açafrão perderá muita água e não terá utilidade para o próximo ano”, ressalva Weslley.

O pesquisador aproveitou a ocasião para destacar o trabalho desenvolvido pela Emater com o açafrão-da-terra. Através de pesquisas, foi possível adaptar a cultura para o solo do nosso bioma, além de realizar adequações quanto ao tempo de cultivo, época de plantio e implemento para colheita.

Para saber mais sobre o cultivo de açafrão-da-terra, assista ao vídeo completo:

YouTube player

Açafrão de Mara Rosa e o selo de IG

Uma vez que a conquista do selo de Indicação Geográfica (IG) do Açafrão de Mara Rosa completa 7 anos em 2023, a Emater preparou ainda um episódio do podcast Trabalho de Campo sobre o assunto. O episódio, que conta com uma entrevista com Weslley Gonçalves, será lançado nas plataformas de áudio ainda neste mês.

Enquanto isso, já está disponível no Spotify e Google Podcasts, o episódio Sementes de milho da Emater: alta produtividade e baixo custo. Nele é explicado tudo o que você precisa saber sobre o programa da Agência Goiana que disponibiliza sementes selecionadas de milho a preços acessíveis em todo o estado de Goiás.

O Trabalho de Campo é um produto da Comunicação Setorial da Emater Goiás. Produção, roteiro e apresentação de Brunno Falcão. Edição de áudio da estagiária Heloisa Sousa. Arte de Marcos Paulo Ferreira. Edição geral de Ana Flávia Marinho.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias