A pesquisa do pequi sem espinhos realizada pela Agência Goiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em parceria com a Embrapa Cerrados, rendeu aos servidores envolvidos o Certificado de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Coronel Adailton (Solidariedade).
O Dr. Ailton Pereira, pesquisador da Embrapa, e Douglas Cardoso, técnico agrícola da Emater, receberam o reconhecimento durante a sessão solene realizada no dia 23 de abril no plenário Iris Rezende, no Palácio Maguito Vilela, sede do Legislativo goiano. A solenidade teve como objetivo homenagear profissionais que impulsionam o turismo gastronômico goiano.
De acordo com o deputado estadual, Coronel Adailton, “os saberes e fazeres tradicionais são ícones que integram a cultura alimentar de um povo, impulsionando a economia e gerando emprego, renda e promoção do turismo”.
Após a cerimônia, os homenageados Dr. Ailton Pereira e o Douglas Cardoso presentearam o parlamentar com uma muda de pequi sem espinhos, como forma de agradecimento. “É uma honra ter o trabalho reconhecido pela Assembleia Legislativa do estado de Goiás. Nossa pesquisa repercute de forma favorável para a gastronomia goiana, que agora vai ter o uso do pequi facilitado e sem riscos de acidentes com os espinhos”, completa Ailton.
Pequi sem espinho
O trabalho de pesquisa com pequi sem espinhos é uma parceria entre a Emater e a Embrapa Cerrados e se iniciou a partir da demanda de produtores e da sociedade goiana por pequizeiros mais rentáveis e frutos saborosos. Assim, após encontrar a variedade na natureza, surgiram as pesquisas de clonagem, sob a coordenação dos pesquisadores Dra. Elainy Botelho, da Emater, e Dr. Ailton Pereira, da Embrapa.
Inicialmente, foram 20 pés transportados para o banco de germoplasma da Emater. Avaliados durante anos, eles foram multiplicados e hoje o espaço possui mais de 1.600 pequizeiros, replicados em 3 regiões do estado. As seis novas cultivares lançadas em novembro de 2022 são GOBRS 101, GOBRS 102 e GOBRS 103 sem espinhos e GOBRS 201, GOBRS 202 e GOBRS 203 com espinhos, que possuem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Foram 25 anos de esforço conjunto para possibilitar a multiplicação e venda de mudas destas variedades, entregues com as devidas instruções e informações para o correto manejo do material. Para facilitar a multiplicação e alcance desta tecnologia pela sociedade, foram feitas parcerias com viveiros para aquisição de mudas e gemas/hastes destas variedades.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias