Participação das mulheres em espaços de decisão é essencial para o desenvolvimento no campo, afirma supervisora da Emater

Supervisora de Desenvolvimento Social, Janete Alves, fala da importância da capacitação das mulheres do campo para ocupar lugares de gerência

Em live transmitida nesta quarta-feira (13), no canal da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) no YouTube, a supervisora de Desenvolvimento Social da Emater, Janete Alves, falou sobre a importância da participação feminina para o desenvolvimento rural.

As mulheres produtoras, que fazem parte da história da extensão rural, foram o foco da fala da supervisora, que apresentou a realidade da participação feminina em contexto nacional e regional. 

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 5,07 milhões de estabelecimentos rurais presentes no País, 4,1 milhões são dirigidos por homens, enquanto 947 mil são administrados por mulheres. No Centro-Oeste, 6% das propriedades são gerenciadas por elas.

De acordo com a supervisora, a participação das mulheres do campo em movimentos sociais é uma maneira de romper com a rígida divisão de papéis, com o lugar já predeterminado na família e no trabalho, incentivando a população feminina a ocupar o espaço no campo político. 

“Muitas vezes, nosso trabalho é o responsável para que a extensão rural entre nas propriedades e comece a ganhar corpo. Para que o desenvolvimento ocorra, é a mulher que dá esse pontapé”, ressaltou Janete.

A supervisora destacou ainda que, nas modalidades de programas de incentivo à agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a presença de mulheres cresce a cada ano. Em 2019, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a participação feminina chegou a 80% em comparação à masculina. 

Ações da Emater

A atuação da Emater no empoderamento feminino é contínua, como explicou Janete. Por meio de oficinas, cursos e campanhas, a agência desenvolve projetos de segurança alimentar e nutricional, saúde familiar, geração de renda, associativismo e cooperativismo e empreendedorismo rural. 

“Dezenas de capacitações têm sido ministradas, ligadas principalmente ao beneficiamento de produtos e boas práticas de fabricação, uma vez que é notório o envolvimento delas na direção de agroindústrias”, salientou a supervisora.

Confira a palestra na íntegra

YouTube player

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias