Parceria entre Emater, Seapa e Agrodefesa visam oferta de mudas limpas para cultivo de banana

Além de ceder o espaço para o evento, Agência também disponibilizou os materiais utilizados nas demonstrações

Em busca de parceira com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), representantes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realizaram uma visita à sede da Agência na última segunda-feira (18). O objetivo do encontro é firmar uma parceria entre as instituições para a oferta de mudas limpas para serem disponilizadas aos bananicultores de Goiás.

De acordo com as informações levantadas pela Agrodefesa e Seapa, atualmente os bananicultores possuem um custo elevado na compra e transporte das mudas limpas que veêm de viveiros de outros estados como São Paulo e Minas Gerais.

Com a parceria entre as três instituições, os pesquisadores da Emater serão responsáveis pela produção de mudas limpas de banana no laboratório de cultura de tecidos e desta forma, disponibilizar mudas limpas livres de doenças com qualidade e certificação de origem aos bananicultores.

“Nós queremos incentivar a produção de mudas em Goiás para atender o nosso público dentro do estado. Com isso, os produtores poderão substituir as plantas doentes por mudas limpas, garantindo assim, a produção ”, afirma Daniela Rézio, gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa.

“O acesso as mudas permitirá que os produtores diminuam os riscos de disseminação de microrganismos nocivos em seus bananais. Existe uma preocupação com a entrada de duas novas doenças aqui no estado, como a Sigatoka Negra da bananeira e Raça 4 de Fusarium”, explica Maria José Del Peloso, diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater.

Atualmente, a Emater produz mudas de banana por meio da cultura de tecidos, uma técnica de micropropagação de por multiplicação in vitro. Desta forma, é possível produzir um alto número de mudas em um curto espaço de tempo mantendo a característica genética da planta original e livres de microrganismos patogênicos


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias