Mutirão da Emater: Plantando Saberes promove um dia de campo com alunos em Heitoraí

Ação tem como objetivo promover a consciência ambiental nas crianças e valorizar o trabalho das famílias rurais

O Mutirão da Emater em Heitoraí segue a todo vapor e dessa vez foram as crianças que puderam aproveitar. Para fomentar a consciência ambiental e valorizar o trabalho das famílias rurais, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) levou alunos do 3º ano da Escola Municipal Pedro Xavier até a Fazenda Capim Puba na manhã desta sexta-feira (01).

A ação faz parte do projeto Plantando Saberes, que foi adaptado para promover atividades para as crianças durante o mutirão. Dessa vez, os alunos foram levados até o campo para conhecer como é a vida rural e alguns dos serviços de assistência técnica e extensão rural que a Emater realiza junto aos produtores.

“Fizemos questão de trazer o projeto Plantando Saberes aqui para Heitoraí exatamente por ser um projeto importante que leva as crianças a conhecerem o campo e um pouco das atividades da Emater. Nós trouxemos eles para a propriedade do Sr. Guima, onde tem várias criações de animais e a horta para mostrar como é a vida no campo. A gente acredita que essa interação faz os alunos crescerem valorizando a agricultura familiar”, afirma Janete Rocha, supervisora de Desenvolvimento Social da Agência.

Durante a atividade, os alunos conhecerem criações de animais como bois, vacas, porcos, galinhas, patos e pavão. Também visitaram a horta da propriedade, onde tiveram uma aula sobre como funciona a produção orgânica de hortaliças como rúcula, salsa, cebolinha, cenoura e couve.

O secretário municipal de Educação, Douglas Amaral destacou como é importante essa integração feita pela Emater. “É um trabalho de grande importância já que a maioria das crianças hoje não conhecem o campo por conta do êxodo rural. É muito significativo que eles tenham essa vivência com a agropecuária, com os cultivos e a bovinocultura que são praticadas aqui na fazenda do seu Guima”, ressalta.

O Plantando Saberes é um projeto da Emater criado para atender crianças da rede pública e privada e estimular o aprendizado sobre atividades do campo e a conscientização do meio ambiente.