Mutirão da Emater atendeu mais de 300 pessoas em Heitoraí

Ação levou cursos, palestras e atendimento gratuitos para crianças, jovens, adultos e idosos

Para expandir os atendimentos e capacitar a população em geral, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) promoveu a primeira edição do Mutirão da Emater em Heitoraí. Com palestras, cursos, ações e atendimentos técnicos, o evento resultou em mais de 300 pessoas beneficiadas entre os dias 28 de agosto a 2 de setembro.

O mutirão teve como objetivo promover o empreendedorismo e dar condições técnicas para que os alunos e alunas consigam transformar o conhecimento adquirido em renda para sua família, fomentando a economia do município.

“Através da agricultura familiar temos a oportunidade de melhorar a renda das famílias, de gerar emprego para o município. Se a agricultura familiar lá no campo funcionar, ela pode se tornar uma empresa ou uma indústria. Esse é o nosso objetivo e é o que fazemos através das nossas políticas públicas e do nosso trabalho de assistência técnica e extensão rural”, afirma Rafael Gouveia, presidente da Emater.

Durante o mutirão, foram oferecidos cursos de pintura em tecidos, panificação artesanal, produção artesanal de doces em compotas e cristalizados, bovinocultura sustentável e produção de hortaliças. Além disso, foram ministradas palestras sobre boas práticas de fabricação, aposentadoria rural, crédito rural, papel da mulher na sociedade e autoestima.

A solenidade de encerramento do mutirão, realizada no dia 2 de setembro, contou com a entrega de certificados aos participantes dos cursos, apresentações culturais, atendimentos técnicos, atividades para crianças. Também foi realizada a “Feira do Produtor”, onde foram comercializados alimentos e artesanatos feitos por produtores rurais do município.

A produtora rural Lucimar Campos, destacou como a feira foi importante para a valorização da agricultura familiar. “Eu achei maravilhoso. Foi muito bom o aprendizado. É um meio de nós estarmos expondo o que nós mesmos produzimos no campo. Eu estou achando muito bom. Gostei muito”, narra.

Durante a Feira, também foram comercializados produtos como os doces cristalizados, pães e compotas feitos pelos alunos nos cursos. Todo o valor arrecado com a venda destes produtos foi encaminhado para a Secretaria de Assistência Social de Heitoraí para aquisição de alimentos que posteriormente serão doados para famílias assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias