Desde o início do projeto que envolve a produção da cerveja goiana de mandioca, em 2020, 131 agricultores familiares foram beneficiados, comercializando a matéria-prima para a fabricação da bebida. A informação foi publicada na edição deste mês do Agro em Dados, boletim divulgado nesta terça-feira (12), pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Conforme o boletim, 700 toneladas da raiz foram vendidas para a Ambev no período, o que corresponde a uma média de 5,34 toneladas de mandioca por produtor. Estima-se que, com essa quantidade, a receita gerada pela agricultura familiar foi de R$ 476 mil, tendo em vista a média de preços da mandioca estipulados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) durante o ano passado.
Lançada em dezembro último, a cerveja Esmera é fabricada pela Ambev a partir da fécula da mandioca adquirida de agricultores familiares assistidos e organizados pela Emater. A iniciativa, articulada pela multinacional, conta com apoio do Governo de Goiás e cria novas oportunidades de comercialização para pequenos agricultores.
Inicialmente, a ação beneficiava apenas produtores da região Nordeste, a mais vulnerável do Estado. Posteriormente, foi estendida para agricultores de todos os municípios, que, em 2021, devem fornecer aproximadamente 7 mil toneladas de mandioca para a cervejaria.
Números do agro
Além das informações sobre o projeto, o Agro em Dados traz números importantes relativos ao setor agropecuário em Goiás. Um dos destaques é o crescimento da produção de trigo no Estado. A expectativa é de que Goiás colha 175,2 mil toneladas na safra 2020/2021, o que representa aumento de 89,6% em relação à safra anterior.
A área plantada deve chegar a 61 mil hectares, o que representa um aumento de 164% em relação à safra 2019/2020, com produtividade média estimada em 2,9 toneladas por hectare. De acordo com o boletim, o plantio do cereal tem se mostrado uma opção segura para a segunda safra, com cultivares bem adaptadas ao Cerrado, o que resulta em um grão de excelente qualidade para a fabricação de farinhas.
Expediente
A revista Agro em Dados é elaborada pela Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa, com apoio da Comunicação Setorial da Secretaria. O periódico reúne pesquisas dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com recorte para o Estado de Goiás. Além da Emater, o boletim divulga números das outras jurisdicionadas da Seapa, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás).