Uma nova linha de crédito voltada para pequenos produtores rurais será lançada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), juntamente com suas jurisdicionadas Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento). Chamada de Produtor Empreendedor – Crédito Rural, a linha será anunciada durante o evento Juntos Pelo Agro, na próxima sexta-feira (06), no Parque de Exposições Agropecuárias de Porangatu, na região norte do estado.
A iniciativa tem o propósito de oferecer oportunidades mais justas de desenvolvimento, encorajando o empreendedorismo e fomentando novos negócios no campo. São três categorias de crédito, com taxas que vão de 0% a 0,5%, crédito de até R$ 50 mil, até 12 meses de carência e até 60 meses para pagar. O financiamento pode chegar a 100% do investimento, com até 20% de custeio associado. Para a liberação do recurso, podem ser exigidos garantia real, avalista, aval ou seguro.
O primeiro passo para que o tomador tenha acesso ao crédito é procurar uma unidade da Emater em seu município (a agência atua como correspondente bancária), munido dos documentos de identidade, CPF, de propriedade do imóvel, comprovante de residência e relatório de rendimento bruto dos últimos 12 meses da atividade rural e não rural. Caso seja necessário, a Emater irá elaborar projetos de acordo com as necessidades do produtor. Após trâmite interno, o crédito é liberado pela GoiásFomento.
Todos os detalhes e informações relevantes para os solicitantes do crédito estão disponíveis em uma cartilha elaborada pela administração estadual. Nela, o produtor encontra também os contatos e canais que podem prestar maiores esclarecimentos. O documento dispõem de dados sobre o Produtor Empreendedor – Crédito Rural, assim como outras linhas para agricultores familiares, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e demais opções disponíveis no Sistema Nacional de Crédito Rural.
Acesse a cartilha informativa aqui.
Saiu na mídia
Na edição do último final de semana do jornal O Popular, o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, concedeu uma entrevista para a jornalista especializada em economia Lucia Ribeiro. Na matéria, o presidente explica que o intuito da nova linha de crédito é estimular o empreendedorismo individual, especialmente entre os pequenos produtores da agricultura familiar. “São linhas com juros subsidiados, que permitirão que os produtores tenham um incremento da renda na propriedade”, afirmou ao periódico.
A reportagem traz também todas as informações a respeito do lançamento da linha e da atuação da Emater para garantir o acesso ao crédito para os pequenos produtores. A matéria pode ser conferida na íntegra aqui.
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8340
comunicacao.ematergo@gmail.com