Realizada semanalmente, a Feira Agroecológica de Anápolis, na Região Metropolitana de Goiânia, se tornou referência em comercialização de alimentos orgânicos no município. Em palestra transmitida nesta quarta-feira (09), no canal da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) no YouTube, o engenheiro agrônomo da instituição, Álvaro Gonçalo, apresentou a história do local e sua importância na disseminação dos princípios da agroecologia entre a agricultura familiar.
No sistema agroecológico, segundo o profissional, a proposta é de um plantio sustentável de alimentos que tenha em vista a preservação do solo, da água e do meio ambiente. “É um processo que utiliza adubo orgânico, sem agrotóxicos, não utiliza sementes transgênicas, proporcionando um melhor manejo e a preservação da vida do solo”, explicou.
A Feira Agroecológica de Anápolis, fundada em 2015, reúne produtores rurais da Associação dos Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região (Aproar). A Emater tem participação fundamental, oferecendo treinamentos, realizando assistência técnica e mobilizando os agricultores familiares. Em média, passam pela feira 250 consumidores por dia, que compram os alimentos diretamente dos produtores rurais.
Para Álvaro, o mercado de produtos orgânicos tem crescido nos últimos anos, impulsionado pela demanda por uma alimentação saudável e consciente. “Existe uma procura muito grande – e a tendência é só aumentar – por uma comida saudável, livre de defensivos e oriunda de produtores locais. Isso tem mobilizado os consumidores a irem às feiras”, acrescentou.
Confira a palestra na íntegra
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias