Extensionista da Emater recebe homenagem em Brasília

Gonçalo Ribeiro, técnico da unidade local de Cavalcante, recebeu a Medalha Extensionista Destaque 2024 em solenidade que celebra o Dia da Extensão Rural

O extensionista rural da Emater Goiás da unidade local de Cavalcante, Gonçalo Ribeiro, recebeu a Medalha de Extensionista Destaque 2024, durante solenidade realizada nesta sexta-feira, 6, no Plenário 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília. A homenagem, proposta pelo deputado federal Zé Silva, também celebra o Dia Nacional da Extensão Rural e do Extensionista Rural.

Gonçalo é um dos 532 extensionistas da Emater Goiás, que tem dedicado seu trabalho na melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais goianos. “Nossos extensionistas merecem todo este reconhecimento porque eles são fundamentais para que homens e mulheres do campo tenham acesso a políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural, promovendo o crescimento econômico e social”, destacou o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia.

A cerimônia de premiação celebrou ainda os 76 anos da Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil. Entre seus objetivos da data comemorativa, está destacar a importância da extensão rural para o desenvolvimento das áreas rurais brasileiras, além de reconhecer os profissionais que, como Gonçalo, têm dedicado suas vidas ao fortalecimento da agricultura familiar e à melhoria das condições de vida nas comunidades rurais.

Adson Rodrigues, coordenador da Regional Planalto, compareceu ao evento representando o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia. Para ele, a homenagem foi “uma forma de reconhecimento do serviço prestado pelos extensionistas, que são tão importantes para o estado de Goiás e para os goianos. Eles levam aos produtores a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida e de toda a família, por meio da assistência técnica periódica”, explica.

Dia da Extensão Rural e do Extensionista Rural
Em 6 de dezembro de 1948, foi formalizada na Emater de Minas Gerais uma das primeiras iniciativas brasileiras voltadas à introdução de novas técnicas de agricultura e economia doméstica, ao incentivo à organização e à aproximação do conhecimento gerado nos centros de ensino e pesquisa com os produtores rurais. Esse marco deu origem à primeira Ater Pública do Brasil. Em homenagem a essa data, o deputado Narcio Rodrigues (PSDB/MG) propôs o Projeto de Lei 2.191/07, que estabeleceu o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional do Extensionista Rural. O projeto foi aprovado em 2011 e convertido na Lei Ordinária 12.386/2011 em 3 de março.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias