A Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, por meio da Estação Experimental de Anápolis, atendeu, na última sexta-feira (22), solicitação de um produtor que implantará em sua propriedade em Goiânia cultivo de frutas em sistema orgânico.
A agricultura orgânica é um termo frequentemente usado para designar a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de agrotóxicos, tais como fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados. Além disso, esse tipo de produção visa a agricultura sustentável, se preocupando com a preservação ambiental.
A Estação de Anápolis é referência neste segmento, que ainda é incipiente em Goiás. Na visita foram abordados vários aspectos técnicos de produção e manejo de diversas espécies de frutas, como figo, caqui, citros, lichia, atemoia, entre outros. O objetivo é oferecer aos produtores assistidos informações importantes sobre o ramo.
Técnico da Emater, Álvaro Gonçalo acompanhou o produtor na visita e afirma que “a decisão de uma produção orgânica preenche uma lacuna no nosso mercado, ofertando aos consumidores de Goiás frutas de alto valor biológico”. O técnico ainda afirmou que este tipo de cultivo é um grande avanço para a agricultura familiar, pauta importante para a Agência.
Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz
Alves | Foto: Emater / Divulgação
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / comunicacao.ematergo@gmail.com