Para conhecer o trabalho de pesquisa em produção e pós-colheita de hortaliças da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), representantes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), visitaram a horta de olericultura da instituição.
A olericultura é o ramo da horticultura que abrange a exploração de um grande número de espécie de plantas, habitualmente conhecidas como hortaliças. Durante visita, eles conheceram hortas de cenoura, tomate, tomate-cereja, pimentas e bucha vegetal.
O encontro teve como objetivo identificar oportunidades de parceria entre a Emater e a UFG que podem trazer benefícios a agricultura familiar do estado, já que acadêmicos de mestrado e doutorado da universidade conduzem dissertações e teses abordando temas sobre produtos importantes para esta atividade.
Para a diretora de Pesquisa Agropecuária da Agência, Maria José del Peloso, a parceria com a UFG é uma forma de levar inovação aos agricultores goianos. “A Emater, enquanto órgão responsável pela pesquisa aplicada, faria a validação dos estudos desenvolvidos academicamente junto a agricultura familiar do estado de Goiás. Nós temos capilaridade de quatro estações de pesquisa e dois campos experimentais, além de 210 escritórios de Ater onde é possível identificar os produtores e implementar unidades demonstrativas destes produtos dentro das propriedades rurais”, explica a diretora.
Também participaram da visita o gerente da Estação Experimental Nativas do Cerrado, Marcos Alves, e o pesquisador da Emater, Lino Borges.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias