Emater será canal entre setor florestal e produtores rurais, afirma presidente do órgão

Presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende – Imagem: Nivaldo Ferr

Na abertura da primeira Bienal dos Negócios Florestais, na última quinta-feira (19), no Tatersal de Elite do Parque de Exposições Agropecuárias de Goiás, em Goiânia, o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo Rezende, destacou o empenho da instituição dentro do setor. De acordo com ele, a Emater será a interlocutora das deliberações do mercado florestal junto aos produtores goianos, especialmente os pequenos.

O evento, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), tem o intuito de aprimorar a atuação de produtores e empresários inseridos na cadeia produtiva de florestas plantadas no estado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017, Goiás plantou cerca de 166.458 hectares de florestas e a produção de lenha por meio da silvicultura cresceu mais de três vezes.

A palestra magna de abertura contou com a palavra do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto. Durante sua apresentação, ele salientou a importância da silvicultura para a economia goiana e como o Estado tem buscado dar a atenção necessária para seu desenvolvimento.

A bienal segue nesta sexta-feira (20) com uma programação que conta com mesas-redondas e debates. Uso múltiplo da madeira, planejamento e operação de serrarias, certificação florestal e segurança no trabalho são alguns dos temas que serão tratados. Além de palestras, o encontro propõe a elaboração de um documento intitulado ‘Diretrizes para  a Promoção do Desenvolvimento Florestal no Estado de Goiás’ para estabelecer um plano de desenvolvimento florestal goiano.

A ação faz parte do Grupo Gestor de Silvicultura, coordenado pelo Sebrae Goiás, e composto pela Emater, Associação Goiana de Engenheiros Florestais (Agef), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás/ Senar (Faeg/Senar), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg/Senai), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

______
Comunicação Setorial – Emater Goiás