A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e a Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE) se reuniram nesta sexta-feira (22), em uma videoconferência, para dar seguimento à implementação do Programa de Compliance Público (PCP) do Poder Executivo, ao qual a Agência aderiu ainda em outubro de 2019, tendo em vista este novo contexto de enfrentamento à Covid-19.
Participaram da reunião, pela Emater, a diretora de Gestão Integrada, Maria José Del Peloso, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira, os gerentes de Planejamento Institucional, Fernanda Aquino, e de Tecnologia, Elton Mineli, o chefe da Procuradoria Setorial, Welber Ferreira, e a chefe de Comunicação Setorial, Taynara Borges. Pela CGE estiveram o assessor de Controle Interno, Tiago Borges, e o gestor de Finanças e Controle, Walter de Oliveira.
Conforme consta no Decreto nº 9.406, de sua instituição, o Programa de Compliance Público é o conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos, fomentando a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos.
Escolhido como o primeiro eixo a ser implementado pela Emater, a Gestão de Risco se caracteriza, basicamente, por reunir um conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma instituição no que se refere aos riscos, tendo como propósito a criação e proteção de valor, melhorando o desempenho e apoiando o alcance de objetivos. A metodologia possibilita aos gestores diminuir as incertezas na tomada de decisões, mitigando os riscos a elas associadas, a fim de controlar o impacto, obter qualidade no gasto público e melhorar a capacidade de gerar valor.
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