Emater renova convênio com Prefeitura de Águas Lindas de Goiás

Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais foi um dos programas que tiveram destaque no município. “Papel da Emater é prestar atendimento para a comunidade rural, principalmente os vulneráveis”, declarou diretor | Imagens: Divulgação

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) firmou mais uma vez convênio com a Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, na Região do Entorno do Distrito Federal. A cerimônia de renovação da parceria aconteceu nesta quinta-feira (09), com a presença de profissionais da Emater, representantes da Administração Municipal e agricultores familiares contemplados pelos programas de incentivo produtivo do Governo de Goiás.

“Sem a compreensão de que é importante manter este serviço no município, não estaríamos aqui. O papel da Emater é prestar atendimento para a comunidade rural, principalmente os vulneráveis, nosso cliente prioritário”, declarou o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Cristiano Rodrigues, aproveitou a ocasião para agradecer o empenho do técnico da Emater que atua na região, o engenheiro agrônomo Daniel Pereira dos Santos. “Quem já teve contato sabe que ele é incansável em ajudar, tanto na elaboração de projetos quanto nos programas. Sem essa parceria, a gente não conseguiria”, afirmou.

Artesãs beneficiadas pelo fomento produtivo entregam tapetes de presente para autoridades: “Segunda parcela já está na conta, chegou na hora certa”

Fomento produtivo

Entre as iniciativas operacionalizadas pela Emater, tiveram destaque no município o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Estadual) e o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais. Participaram da ocasião agricultores familiares contemplados pelo fomento produtivo, nova etapa do projeto O Agro é Social – gerando renda e transformando vidas, que visa o repasse de valores para que famílias rurais vulneráveis possam investir em suas estruturas produtivas.

“A minha segunda parcela já está na conta, chegou na hora certa”, disse a artesã Genayna de Oliveira Assis, beneficiada pelo fomento. Com o dinheiro, recurso que é aplicado com o acompanhamento de profissionais da Emater, a trabalhadora irá adquirir materiais para a produção de tapetes, como máquina de costura, linha e retalhos. “O Daniel não mede esforços. Só agradecimentos”, acrescentou.

A proposta do programa é mapear a vocação produtiva das famílias e propor uma melhoria deste processo produtivo a partir da disponibilização de duas parcelas que totalizam o valor de R$ 2.400,00. Mais de 800 famílias rurais já foram beneficiadas, em 37 municípios goianos. O objetivo é beneficiar 1.556 famílias, somando os R$ 3,8 milhões firmados pelo projeto.

Estiveram presentes na cerimônia o diretor de Assistência Técnica da Emater, Antelmo Teixeira; o coordenador regional, Alexandre Resende Santiago; e o técnico e engenheiro agrônomo Daniel Pereira dos Santos. Pela Prefeitura Municipal, estiveram o prefeito Lucas Antonietti; e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Cristiano Rodrigues.