O presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia, recebeu nesta segunda-feira, 11, a visita do senador Vanderlan Cardoso. O encontro, realizado na sede da Agência, teve como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pela Agência junto aos produtores rurais goianos.
Dentre as ações e programas realizados pela Emater no estado de Goiás, o presidente destacou o Agro é Social, que foi criado para expandir os atendimentos da Agência, capacitar produtores rurais e promover o empreendedorismo. A ação já capacitou mais de 1.150 pessoas e entregou mais R$ 1,6 milhão em Crédito Social a agricultores goianos para investirem na implantação ou melhoria de seus projetos.
“É uma honra receber a visita do senador Vanderlan Cardoso aqui na Emater e apresentar os projetos que estamos desenvolvendo para fortalecer a agricultura familiar em Goiás. Temos buscado parcerias com parlamentares para impulsionar e seguir avançando no atendimento aos produtores rurais do nosso estado”, declarou Rafael Gouveia.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Goiás) também foi pauta da agenda. Nesta iniciativa, o Governo de Goiás compra produtos da agricultura familiar e, posteriormente, realiza a doação a entidades sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. Além disso, o presidente da Emater explicou como são realizados os serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária.
“O trabalho que está sendo realizado na Emater tem sido referência em nosso estado e no Brasil. O presidente, Rafael Gouveia, vem fazendo uma bela gestão e por isso mesmo deixei meu mandato à disposição para colaborar com os projetos que são desenvolvidos aqui. No Senado temos dado uma atenção especial para os pequenos produtores e a agricultura familiar, e vimos que a Emater tem ótimas ações que favorecem esses agricultores”, enfatizou o senador da República.
O senador conheceu ainda o Complexo de Inovação Rural da Emater, passando pelo bosque de Plantas Nativas do Cerrado, Banco de germoplasma de pequi, o viveiro de mudas e o jardim clonal. A visita foi guiada pela pesquisadora da Emater Dra. Elainy Botelhoque relatou o histórico de pesquisas com o pequi, iniciadas há mais de 25 anos, além de outras cultivares nativas do cerrado que são estudadas e monitoradas pela Emater.
Fotos: Abraão Toledo
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias