Acompanhado da equipe diretiva, o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia, recebeu na manhã desta quarta-feira (05) a visita do embaixador do Quênia, Lemarron Kaanto. O encontro visa criar relações institucionais com o país africano para gerar oportunidades de trabalhos em conjunto, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar de Goiás e do Quênia.
A intenção das duas instituições é estabelecer um intercâmbio social e agropecuário. De acordo com Rafael Gouveia, “os trabalhos desenvolvidos pela Emater Goiás servem de exemplo para diversos países e o Quênia possui uma política voltada para o fortalecimento do produtor rural similar a que nós realizamos aqui no estado”, destacou o presidente. Ele afirmou ainda que pretende buscar formas de trazer projetos e ações do país africano que podem ser executados pela equipe técnica da Emater e disponibilizados para os produtores rurais goianos.
O embaixador Kaanto assegurou que o Quênia tem as mesmas políticas sociais adotadas pela Emater. “Nós já criamos parcerias com outras instituições aqui em Goiás e queremos ampliar nossas relações aqui no estado. Viemos trocar experiências que ajudem a desenvolver a agricultura familiar de ambos os países”, afirmou.
Kaanto também destacou que a política do atual presidente do Quênia objetiva uma transformação social que comece de baixo para cima, ou seja, dos agricultores para as grandes empresas. “O trabalho que realizam aqui é muito interessante para nós, principalmente o de capacitação rural, e tenho certeza que vamos ter muitas oportunidades de trabalharmos juntos”, finalizou o embaixador.
Complexo da Emater
Acompanhado do Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira Alves, da Diretora de Pesquisa Agropecuária, Maria José Del Peloso, do Chefe de Gabinete, Edilson Alencar, da Chefe de Comunicação Setorial, Elzenúbia Moreira, o presidente da Emater apresentou todo o Complexo de Inovação Rural da Agência para o embaixador e seu assessor, Robert Lanyasunya.
A comitiva visitou os laboratórios de pesquisa, a agroindústria, a Estação Experimental Nativas do Cerrado, o viveiro de produção de mudas e o Horto de Plantas Bioativas.
Participaram ainda da recepção do embaixador na sede da Emater, o presidente da Secretaria de Agricultura (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, e a chefe de gabinete da Seapa, Paula Coelho.
Comunicação
Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias