Para fomentar e fortalecer a agricultura familiar na região nordeste do estado, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) recebeu extratores de mandioca nesta sexta-feira (28), que serão destinados a produtores rurais residentes nos municípios da região.
Ao todo foram recebidos 43 equipamentos. Os extratores de mandioca foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado estadual Iso Moreira (in memoriam).
“Quando os produtores rurais recebem incentivo se tornam mais competitivos, vendem mais, geram emprego e trazem retorno para a comunidade onde estão inseridas. Parcerias como esta, celebrada com o ex-deputado Iso Moreira, sempre terá o nosso apoio”, afirma Rafael Gouveia.
Atualmente, as Estações Experimentais da Emater em Porangatu e Araçu possuem estudos avançados sobre o cultivo da mandioca. As pesquisas visam desenvolver variedades adaptadas as condições climáticas e ao solo do nordeste goiano, além da viabilização de novas possibilidades de mercado aos produtores.
Usos da mandioca
A mandioca é utilizada de diferentes maneiras no nosso cotidiano, tanto na indústria quanto na culinária. Na indústria, a mandioca brava é o tipo mais usado para a obtenção de polvilho, farinha e outros produtos. Já a que consumimos no dia a dia é chamada de mandioca mansa.
Da fécula da mandioca, popularmente conhecido por amido, é possível obter produtos como papel, álcool e fermento químico. A transformação química deste amido gera também subprodutos como papelão, vitamina C e plástico biodegradável.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias