A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou 22.816 atendimentos entre os meses de janeiro e maio de 2020. A informação foi publicada na edição deste mês do “Agro em Dados”, boletim divulgado na última quarta-feira (04), pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Segundo a publicação, foram 7.127 agricultores atendidos no período, 136 eventos realizados com 1.848 participantes. Além disso, foram investidos R$ 75.043.768,12 distribuídos em 723 contratos. O boletim traz ainda um mapa no qual pode ser consultada a porcentagem de atendimentos realizados em cada uma das regionais da Emater.
Além disso, esta edição da revista digital conta com informações que mostram que o setor agropecuário em Goiás tem resistido às consequências econômicas decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Mesmo com os efeitos negativos da pandemia, foram geradas 690 novas vagas de emprego com carteira assinada no campo.
Outro dado elencado é de que, enquanto a retração da demanda doméstica tem atingido mais fortemente as atividades voltadas ao mercado interno, o externo segue aquecido, com crescimento das exportações do agro, o que tem contribuído para os resultados positivos da balança comercial brasileira e goiana.
O “Agro em Dados” é elaborado pela Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa, com apoio da Comunicação Setorial da Secretaria. O periódico reúne pesquisas dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com o recorte para o estado de Goiás. Além da Emater, o boletim divulga números das outras jurisdicionadas da Seapa, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás).
Confira o “Agro em Dados” de junho de 2020 AQUI.
______
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/(62) 99276-8815
comunicacao.ematergo@gmail.com