O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), realizou entre os meses de julho e dezembro, o Curso de Crédito Rural. A formação foi direcionada à 55 técnicos contratados recentemente pela instituição.
Ministrado pela Gerência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), o curso contou com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e também com a parceira do Banco do Brasil. Durante os quatro meses, a formação foi dividida em 15 diferentes módulos de aprendizado.
Os conteúdos abordados foram, sobretudo, relacionados ao atendimento aos produtores rurais de Goiás. Os técnicos receberam todas as informações básicas acerca de temas como a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), linhas de crédito rural e legislação ambiental.
Segundo a extensionista da Emater Clizeide Rezende Oliveira, uma das responsáveis pela formação dos técnicos, o aprendizado adquirido por eles irá viabilizar o acesso a linhas de financiamento por parte dos agricultores familiares, possibilitando que impulsionem a produtividade de seus negócios.
“O crédito rural aliado à assistência técnica e extensão rural, quando utilizado de forma correta e sustentável, permite o aumento da produtividade, sempre orientado na preservação do meio ambiente, esperando como resultado o aumento da renda e a melhor qualidade de vida das famílias rurais, promovendo assim o desenvolvimento rural sustentável”, explica.
A técnica Giselle Batista, que atua em Itapirapuã, foi uma das participantes do curso. Ela ressalta o valor do aprendizado recebido por meio da iniciativa. “As informações repassadas são de grande relevância para que eu possa ofertar um serviço de qualidade aos produtores do meu município”, relata.
A cerimônia de encerramento do curso contou com a participação do gerente de Ater, Luiz César Gandolfi, e da analista de Desenvolvimeno Rural, Juliane de Sousa. Também esteve presente no encerramento o diretor de Ater, Antelmo Teixeira Alves, que menciona a importância das formações fornecidas aos técnicos.
“O treinamento é o instrumento que usamos para levar conhecimento aos nossos especialistas para que o trabalho de campo seja realizado. O técnico tem que estar capacitado para atender a demanda do nosso cliente, que é o produtor da agricultura familiar”, conclui.