A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou, na cidade Luziânia, no interior do Estado, o Curso de Processamento de Frutas. As aulas foram ministradas entre os dias 5 e 8 de fevereiro, totalizando 32 horas. O projeto foi solicitado pelos proprietários da Fazendinha JK, local onde foi realizado o curso.
De acordo com a proprietária e também participante das aulas, Rosana de Queiroz, ela e o marido queriam expandir o serviço de ecoturismo oferecido aos visitantes. Além disso, eles convocaram os vizinhos a participarem da ação para que também pudessem vender os doces na fazenda e região. “A Fazendinha JK recebe muitas visitas, tendo em vista que foi a última residência do presidente Juscelino Kubitschek. Por isso, vimos no curso a oportunidade de comercializar os produtos”, explica.
A ministrante das aulas, Maria Aparecida Pereira, destaca que o material utilizado durante o curso foi custeado pelos próprios participantes e que a principal atividade realizada com os produtores locais foi a fabricação de doces cristalizados de abóbora, abacaxi, mamão, figo, entre outros. Além disso, foi ensinada a produção de geleias e doces em pasta.
Economia local
Rosana de Queiroz ainda destaca que o curso foi de extrema importância para os envolvidos. “Todo o projeto foi muito acolhedor. Nós passamos esses dias na fazenda, aprendemos todos os processos passo a passo, aproveitando toda a fruta, desde a técnica de produção até a embalagem dos produtos”. Ela ainda ressalta que os participantes receberam dicas de comercialização, essencial para a estruturação do negócio e para a movimentação da economia local.
Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves
Foto: Emater / Divulgação
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / comunicacao.ematergo@gmail.com