Emater realiza 7ª edição do Agro é Social em Itaberaí no dia 26 de julho

Serão entregues mais de R$ 2 milhões em Crédito Social a 438 participantes de 19 municípios da região

O município de Itaberaí recebe o Agro é Social, no dia 26 de julho, no Espaço Municipal de Eventos Dorival José da Silva (feira coberta), a partir das 8h30. A Emater Goiás levará a 7ª edição do programa que beneficiará 19 municípios. As capacitações foram realizadas de 7 a 29 de maio, com 25 cursos oferecidos a 573 alunos.

O Agro é Social é uma iniciativa do Governo de Goiás, em parceria com a Emater Goiás, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), voltada ao setor rural, com foco no desenvolvimento social, empreendedorismo, inclusão produtiva para geração de emprego e renda.

O presidente da Emater, Rafael Gouveia, afirma que a instituição está empenhada em levar cada vez mais conhecimento técnico e incentivo financeiro a toda a população do estado. “O objetivo do Governo de Goiás é oferecer cursos profissionalizantes e proporcionar meios para que os alunos possam empreender, gerar renda e alcançar a independência financeira”, revela.

Nesta edição, serão entregues 438 cartões do Crédito Social a alunos que participaram dos cursos profissionalizantes promovidos em março, pela Emater Goiás na região Rio Vermelho. O valor investido ultrapassa R$ 2,1 milhões, beneficiando centenas de famílias.

Para facilitar a mobilização dos alunos dos cursos realizados no Agro é Social, o encerramento da 7ª edição acontecerá em duas etapas. Os primeiros municípios contemplados, no dia 26 de julho, são Faina, Cidade de Goiás, Guaraíta, Heitoraí, Itaberaí, Itaguari, Itaguaru, Itapirapuã, Itapuranga, Matrinchã, Mossâmedes, Sanclerlândia e Taquaral. O segundo encerramento está previsto para o dia 30 de agosto, no município de São Miguel do Araguaia e atenderá as cidades de Bonópolis, Mozarlândia, Mundo Novo, Nova Crixás e Novo Planalto.

De acordo com a gerente de Ater e coordenadora do Agro é Social, Janete Rocha, 70% das pessoas atendidas trata-se de agricultores familiares, público prioritário do programa. “É um trabalho muito importante para a capacitação das famílias, desenvolvimento das comunidades rurais, além do fortalecimento de programas com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ”, explica.

Outros serviços

Além da entrega de certificados e dos cartões do Crédito Social, a 7ª edição do Agro Social também vai oferecer serviços como plantão técnico da Emater, distribuição de mudas, emissão de documentos (Vapt Vupt Social), atendimento de saúde e espaço de lazer para crianças. Também estarão presentes para prestação de informações a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Já a prefeitura de Itaberaí levará diversos serviços gratuitos para o Agro Social. A Secretaria de Saúde realizará vários tipos de atendimentos como consultas médicas, odontológicos e exames. Já na área ambiental, haverá doações de mudas e serviços de orientações quanto à legislação. A Vigilância Municipal também estará presente para orientar o cidadão quanto ao alvará municipal para ter liberação para trabalhar em feiras. Também na área social, a prefeitura oferecerá orientações para quem deseja realizar o cadastro no CadÚnico ou mesmo fazer uma avaliação sobre o registro.

A programação do evento conta ainda com o apoio da Secretaria da Retomada, que levará ao evento o “Balcão de Empregos”, com vagas de trabalho para a comunidade do município e região.