Emater promove curso de piscicultura no município de Vila Boa

Curso é ministrado pelo meste em piscicultura e técnico da Emater Francisco Cabral Neto – Foto: Divulgação/Prefeitura de Vila Boa

Termina na próxima sexta-feira (30) mais uma edição do Curso de Piscicultura realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Emater (Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária). Desta vez, a comunidade de produtores do município de Vila Boa é o público-alvo da ação.

Segundo o mestre em piscicultura e coordenador do curso, Francisco Cabral Neto, o projeto nasceu a partir da necessidade de complementação da renda de pequenos produtores da cidade de Gameleira de Goiás, que também recebeu a capacitação, entre os dias 08 e 23 de agosto.

“Eu fui lá fazer uma palestra, que teve uma repercussão muito grande. Participaram mais de cinquenta pessoas. Na semana seguinte, foi marcada uma reunião para ver quem teria interesse em fazer o curso e, consequentemente, formar uma cooperativa”, explicou.

A iniciativa também tem por objetivo viabilizar a produção de peixes de qualidade, obedecendo os parâmetros exigidos. Dividida em três módulos, a oficina aborda aspectos como a estrutura dos viveiros, qualidade da água e manejo adequado.

“Nós damos um panorama de como está a piscicultura e a procura pela carne branca, pois as mudanças de hábitos alimentares têm sido bastante grandes. […] Falamos também sobre legislação ambiental, outorga de água, plantas aquáticas e construção de viveiros escavados e tanque-rede”, acrescentou Cabral.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Vila Boa, por meio da Secretaria de Agricultura, e da Cresol Goiás.

Mercado

Movimentando positivamente a economia, a piscicultura tem apresentado grande potencial de crescimento no Brasil. Puxada pela tilápia, a atividade produziu no país 4,5% a mais em 2018 em comparação com o ano anterior, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR). O setor faturou RS 5,067 bilhões, com um volume de produção de 722.560 mil toneladas.

Conforme os dados, a piscicultura gera cerca de 1 milhão de empregos diretos e indiretos. A expectativa é que o ramo cresça ainda mais neste ano, podendo chegar a um percentual de cerca de 10% no aumento da produção.

Comunicação Setorial – Emater
Texto: Fernanda Garcia