Emater promove curso de Panificação Caseira para produtoras de Abadia de Goiás

Objetivo da formação é aprimorar os conhecimentos das produtoras do município

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou, nos dias 22 e 23 de março, o minicurso de Panificação Caseira, na Unidade Didática de Agroindústria, em Goiânia. A formação, organizada pelas extensionistas Neurileide Leão e Sandra Vieira, contou com a participação de 10 produtoras da comunidade Quinta do Sonho, do município de Abadia de Goiás (GO).

O grupo, que já trabalha com panificação, viu a necessidade de aprimorar e ampliar sua produção e solicitou a formação à Emater. “A solicitação foi feita ao escritório local e nós fizemos o intercâmbio com a Neurileide, que ajudou a organizar o minicurso”, relata Sandra Vieira.

A produtora Maria Mariano da Costa conta que existe, entre as produtoras, o interesse em abrir um empreendimento na área de panificação, já que, na comunidade, essa é uma grande demanda. “Nós conhecemos os cursos da Emater há muito tempo. Sempre que temos interesse, eu mobilizo um grupo e a gente entra em contato com a Sandra para realizar as capacitações”.

Esse é o segundo curso de Panificação que Maria participa, mas o primeiro de Panificação Caseira. Desta vez, seu neto também participou da capacitação. Edson Filho David dos Santos, de 16 anos, é pizzaiolo e pretende seguir nessa área.

“Como eu trabalho com massas, eu vi o curso como uma oportunidade de melhorar meus conhecimentos. Gostei bastante, foi muito interessante”, contou ele. “No momento a gente está trabalhando só com entrega, mas eu tenho vontade de trazer mais serviços e atender os clientes no estabelecimento, por isso eu preciso ampliar meus conhecimentos, para dar esse passo à frente”, conclui.

“É muito interessante ver que as produtoras solicitam os cursos e se deslocam até aqui, pois existe a oportunidade de aprender, melhorar e qualificar o que elas já fazem. Nós estamos de braços abertos em toda capacitação que a gente oferece, que são em diversas áreas”, relata a extensionista, Neurileide.

Estiveram presentes no encerramento o gerente de Assistência Técnica da Emater, Luiz Cesar Gandolfi, e a diretora de Gestão Integrada, Maria José Del Peloso. Eles ressaltaram o propósito da Emater de trocar experiências, valorizando a regionalização da Agência e auxiliando as produtoras a agregar renda nas comunidades em que vivem.

“É muito importante recebê-las aqui. A razão da Emater existir é para atender os produtores rurais. Então, sempre que existir uma demanda, é só solicitar que ela será atendida”, declarou Maria José.