Emater promove coleta sustentável de embalagens de defensivos agrícolas em Anápolis

Ação visa mobilizar e conscientizar produtores rurais quanto ao descarte adequado dos recipientes, que podem ser encaminhados para reciclagem | Imagens: Divulgação

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou na última quarta-feira (28), em Anápolis, o Dia Itinerante de Recolhimento das Embalagens dos Defensivos Agrícolas. O intuito foi promover a coleta sustentável de recipientes utilizados para armazenar produtos químicos fitossanitários, que necessitam de atenção especial no momento do descarte.

Foram recolhidas 92 embalagens de um litro e duas de cinco litros. Os produtores rurais que entregaram os itens receberam orientações conforme a legislação brasileira, que determina a lavagem de todas as embalagens rígidas de defensivos agrícolas, para evitar a contaminação por produtos residuais. O processo é indispensável para viabilizar a posterior reciclagem dos materiais.

Segundo a médica veterinária da Emater e uma das coordenadoras da ação, Gessyca Neves de Oliveira, a iniciativa é importante para desenvolver uma consciência sustentável junto aos trabalhadores do campo. “Os danos podem ser temporários ou permanentes quando os agrotóxicos permeiam os lençóis freáticos ou entram em contato com fontes de água”, atenta a profissional quanto ao descarte incorreto dos recipientes.

Além disso, ela ressalta sobre a normativa que penaliza agricultores e pecuaristas que não devolvem as embalagens, mantendo-as no estabelecimento agropecuário após o período de um ano da data que consta na nota fiscal de venda. Em Anápolis, os produtores podem levar os objetos até a Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas da Região do município (Ariara). 

“Muitas vezes, o produtor encontra dificuldades ou nem sempre tem tempo para levar as embalagens. O Dia Itinerante facilita esse processo. No momento do recebimento, emitimos um comprovante que tem a mesma validade do documento emitido pela Ariara e pode ser apresentado aos órgãos de fiscalização”, explica Gessyca.

A iniciativa contou com a parceria do Sindicato Rural de Anápolis, Associação Ariara e Associação Goiana dos Empresários Revendedores de Produtos Agropecuários (Agerpa).

Logística reversa

O conjunto de procedimentos para recolher e dar encaminhamento de forma adequada a produtos e suas embalagens é conhecido como logística reversa. No Brasil, esse programa é executado também pelo Sistema Campo Limpo, que tem unidades espalhadas em todo o País, nas quais os produtores rurais podem devolver embalagens vazias de defensivos agrícolas. A porção recebida pelo sistema é destinada para a reciclagem e pode voltar ao mercado em forma de novos galões plásticos.

Conforme o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), 94% das embalagens plásticas primárias de defensivos comercializados em território brasileiro são recolhidas pela entidade e encaminhadas para as onze recicladoras parceiras do sistema. Desse total, 91% apresentam condições para serem reciclados. O restante é incinerado.

Ainda de acordo com a inpEV, a entrega em unidades credenciadas é importante porque permite que o material seja devidamente avaliado, e, assim, apenas o que está dentro dos padrões de qualidade vai para a reciclagem.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias