No mês marcado pelo Dia Internacional da Mulher, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) preparou uma programação especial para as produtoras, lideranças do agro e servidoras entre os dias 1º e 8 de março. Com temas importantes e momentos de descontração, o evento contou com palestras, oficinas e momentos de interação, além de apresentações artísticas.
No dia 1º, a Emater lançou a campanha de arrecadação de roupas, alimentos e produtos de higiene, destinados às mulheres atendidas pelo Centro de Valorização da Mulher (Cevam), que acolhe mulheres, adolescentes e crianças vítimas de violência doméstica, abuso sexual ou abandono em Goiânia.
Na última segunda-feira (6), a programação iniciou com a apresentação musical do Coral da Emater e da Orquestra de Violeiros de Goiás. Em seguida, a palestra “Mulher: se ame, se cuide”, ministrada pela enfermeira e especialista em Saúde Pública, Nara Borges Ferreira, tratou de temas como saúde mental e feminina, violência doméstica e autoestima, além de dinâmicas entre o público. “Ainda existem situações vexaminosas e hoje é o momento de parar para pensar nisso”, disse a palestrante.
A psicóloga da Emater, Marcilênia Vilela de Souza, apresentou a palestra “Valorização Humana”. Ela abordou temas como a importância da valorização das pessoas diante dos desafios cotidianos, além da necessidade de procurar ajuda para manter a saúde física, intelectual, emocional e espiritual.
No dia 07, as mulheres tiveram a oportunidade de aprender mais sobre beleza, com a oficina de automaquiagem. Logo após depoimento da servidora Lenita Dias sobre sua trajetória na Emater, a psicóloga Dra. Maria Aparecida Alves apresentou a palestra “Assédio: saiba como identificar”. Na oportunidade, ela falou sobre violência de gênero e importunação sexual e moral no ambiente de trabalho e a importância de capacitar os cargos superiores sobre a conduta correta e o atendimento às vítimas.
“Assédio é crime, previsto em lei, e você tem o direito de não se submeter a esse tipo de violência. Existem avanços muito importantes atualmente. Algumas empresas já possuem meios de denunciar essas situações, como as ouvidorias”, explicou Maria Aparecida.
Após a palestra, as extensionistas da Agroindústria Neurileide Leão, Maria de Luz e Janete Alves ocuparam o momento com mensagens positivas, música e ressaltaram a importância da Agroindústria da Emater, que preparou o lanche e os brindes entregues durante o evento.
Dando continuidade ao tema principal do dia, a Dra. Alessandra Lessa, gerente de ouvidoria na Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE), falou mais sobre a ouvidoria pública, canal de grande importância no recebimento de denúncias de assédio, entre outros. “As manifestações que chegam e são mal tratadas pelo ouvidor não dizem respeito apenas à imagem da ouvidoria, mas à instituição como um todo”. Jason Cardoso e Vera Lúcia encerraram a programação do dia com uma apresentação de dança.
A manhã do último dia do evento (8), contou com a presença da primeira-dama Gracinha Caiado que, ao lado de cerca de 200 lideranças rurais, servidoras do órgão e produtoras de todo o estado, falou sobre a importância do papel feminino no campo, destacando as ações de capacitação para agricultores familiares. “Minha missão é trabalhar com o social, buscar cada dia mais romper o ciclo da pobreza. E só existe um caminho: educação para crianças e capacitação para adultos, e isso nós fazemos”.
Maria Aparecida Ferreira, presidente da Associação do Lajeado, do município de Goiandira, chamou atenção para o alcance da gestão estadual no meio rural por meio da Agência Goiana. “A Emater é extensão da minha casa. As atividades da minha região estavam adormecidas, mas com ajuda dos nossos extensionistas de Goiandira, estamos sendo bem atendidos. Tenho certeza que essa nossa parceria vai longe”, contou.
Ao final da manhã, as produtoras e servidoras tiveram a oportunidade de participar das oficinas de Processamento de leite, Mini jardins e terrário, Artesanato do Cerrado, Bioativos e bioinsumos e Produção de Pequi, todas oferecidas pela Emater.
A programação da parte da tarde foi aberta com a apresentação musical do grupo Ciranda da Arte. Em seguida, depoimentos das produtoras Mara Cristina Martins, de Mineiros, e de Jordana Rodrigues, de Barra do Garças (MT) sobre o trabalho no campo e as parcerias com a Agência Goiana.
Ao final, foi apresentado o painel “Oportunidades para a mulher rural”, com a extensionista Janete Alves. Foram destacados os desafios enfrentados pela mulher e que são agravados no meio rural, como a desigualdade de gênero, jornada de trabalho subestimada, remuneração menor e baixa presença em postos de liderança. A extensionista trouxe também os programas como Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como oportunidades oferecidas à população do campo e que auxiliam na geração de renda.
Caroline Bertelli, veterinária do Senar Goiás, deu continuidade ao tema apresentando as diversas capacitações oferecidas pelo Senar às mulheres do campo.
Encerramento
Durante o encerramento, o presidente Pedro Leonardo destacou que os técnicos da Emater estão em todas as regiões do Estado pronto para auxiliar os agricultores familiares.
Falaram também a diretora de Gestão Integrada, Maria José Del Peloso, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira, a chefe de Comunicação Setorial, Ana Flávia Marinho, e a extensionista Cecília Guadalupe, da Regional Rio das Antas.
“Tenho certeza que saímos daqui hoje melhores do que entramos há três dias. Acredito que vocês voltam mais empoderadas, mais inspiradas e é muito bom ver que esse trabalho vale a pena. É muito bom saber que ajudamos a mulher do campo a ter sua própria renda e se emancipar”, reiterou Maria José Del Peloso.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias