Emater participa de lançamento do Programa Emancipar, projeto de apoio à agricultura familiar

Presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende – Imagem: Nivaldo Ferr

Com o intuito de estabelecer ações para oferecer apoio assistido aos agricultores familiares, o Programa Emancipar foi lançado na manhã desta quarta-feira (04), no auditório da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em Goiânia. O presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo Rezende, esteve na solenidade e colocou o órgão à disposição do projeto.

A abertura do evento foi coordenada pelo deputado José Carapô, autor da iniciativa. Segundo ele, o objetivo é fortalecer a geração de trabalho e renda em Goiás, promovendo a integração entre os órgãos governamentais e o produtor rural.

O programa irá estruturar uma série de medidas para dar assistência aos pequenos produtores, como concessão de linhas de crédito de produção e acompanhamento familiar. Conforme apresentado, os resultados previstos incluem a geração de novos empreendimentos, fomentando o desenvolvimento dos municípios.

Lançamento do Programa Emancipar, na Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia

Durante o lançamento, o presidente da Emater parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância do trabalho executado pela entidade junto aos agricultores familiares. “A Emater é uma instituição histórica, com mais de sessenta anos de história na condução das políticas públicas com ênfase na agricultura familiar”, disse Pedro Leonardo.

O dirigente também destacou o impacto dos negócios rurais familiares na economia. “Aproximadamente um terço do PIB do agronegócio é proveniente da agricultura familiar. E essa situação em Goiás é ainda mais evidente, devido, principalmente, à vocação produtiva e à caracterização das propriedades rurais [do Estado]”, explicou.

Além do deputado José Carapô e do presidente Pedro Leonardo, compuseram a mesa de trabalhos: o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o
subsecretário de fomento e competitividade da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, César Augusto Moura; o superintendente do Banco do Povo Goiás Empreendedor, Maks Wilson Louzada; o superintendente Estadual da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Luís Carlos do Nascimento; e o representante da presidente das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), Vanuza Valadares, o chefe de Gabinete Tião Eloi.

Emater Mobi

Na ocasião, o presidente da Emater pediu autorização para falar sobre o aplicativo Emater Mobi e apresentá-lo aos produtores presentes. A plataforma, idealizada e desenvolvida pelo corpo técnico da Agência, é uma ferramenta de comunicação entre o agricultor ou pecuarista e o técnico, encurtando a distância entre as propriedades rurais e os escritórios do órgão.

“Importante que a gente tenha esta oportunidade de divulgar o aplicativo da Emater, que já está disponível para acesso e download. […] Através desse aplicativo, os produtores terão acesso, de maneira remota, a todos os serviços e orientações, principalmente com relação ao crédito rural”, destacou.

Diretor de Assistência Técnica, Antelmo Teixeira, e presidente da Emater, Pedro Leonardo, entregam muda de mangabeira para o produtor e presidente do Sindicato Rural de Niquelândia-GO, Cirino Vicente

Feira da Agricultura Familiar

Paralelamente à audiência, foi realizada a abertura da Feira da Agricultura Familiar, com mais de trinta bancas montadas na área externa da Alego. No local, produtores de diversos municípios estão comercializando seus produtos, como temperos, verduras, cachaças, queijos e outros itens. A Feira irá funcionar até a próxima quinta-feira (05), nas partes da manhã e tarde.

Além disso, um estande da Emater foi estruturado no hall da Casa Legislativa, apresentando a instituição para as pessoas que passassem pelo local. Também foram distribuídas 250 mudas de mangabeira, árvore frutífera de porte médio, comumente encontrada em fisionomias do Cerrado.

Comunicação Setorial – Emater
Imagens: Nivaldo Ferr