Terá início, no dia 23 de maio (segunda-feira), às 07h30, a “I Expedição Científica do Ribeirão Santa Maria ‒ Ambientalista Adalberto Sousa e Silva”, no município de Itumbiara (GO). A expedição percorrerá aproximadamente 50 quilômetros, saindo do encontro dos córregos Ponte Lavrada e Desemboque, localizados na BR-153, e com chegada na foz da Estação de Captação de Água – Saneago de Itumbiara.
Com organização geral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente de Itumbiara (Condemai), o projeto tem o objetivo de realizar o diagnóstico do Ribeirão Santa Maria, oferecendo, a partir dos resultados obtidos, informações aos gestores públicos para a criação e implementação de políticas públicas que garantam o abastecimento sustentável à população de do município.
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) é uma das instituições parceiras da iniciativa, que iniciou suas atividades preparatórias no dia 18 de abril, para formação das Comissões Temáticas e levantamento das necessidades do projeto. A agência faz parte da Comissão de Economia Solidária, responsável por identificar e mapear as ocupações, atividades desenvolvidas na região e a realidade socioeconômica dos produtores.
Expedição
A Expedição se iniciará no dia 23, com encerramento no dia 28 de maio. Durante os seis dias de trabalho, a equipe realizará o plantio de mudas nativas do Cerrado nas propriedades da região e a soltura de peixes nativos da bacia hidrográfica do rio Paranaíba.
Durante esse processo, especialistas de diversas frentes estarão envolvidos na coleta de informações e registros da fauna, flora, recursos hídricos e condições estruturais para o desenvolvimento dos estudos preliminares da realidade ambiental do Ribeirão Santa Maria e de seu entorno.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias