A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) estará na Agro Centro-Oeste Familiar (ACOF) 2024, que ocorre do dia 8 ao dia 10 de maio. Em sua 21ª edição, a feira será sediada no Centro Universitário do município de Mineiros, com a temática de Mudanças Climáticas, Inovação e Inclusão Socioprodutiva. Acompanhada de 20 produtores, a Agência visa levar conhecimento e promover oficinas profissionalizantes aos participantes.
Na ocasião, a Agência promoverá a Feira da Agricultura Familiar com a participação de 20 produtores, que contam com a assistência dos técnicos da Emater. Na ACOF terão a oportunidade de comercializar produtos como queijos, doces, biscoitos, castanhas, farinhas. Além de artesanatos – em crochê, madeira e cabaças.
A iniciativa impulsiona o desenvolvimento de uma categoria essencial para a economia goiana. O Censo Agropecuário de 2017 afirma que agricultura familiar gera cerca de 10,5% do valor de produção total do estado, além de gerir 63% de todas as propriedades agropecuárias.
O presidente da Emater, Rafael Gouveia, afirma que todas as atividades e palestras oferecidas são de extrema importância para o produtor: “A programação que preparamos para a ACOF foi pensada nas atividades que mais são demandadas pelos agricultores da região. Os temas das palestras e as oficinas foram escolhidos estrategicamente após alinhamento com nosso regional”, destacou.
A agenda da Emater se inicia no segundo dia do evento (09/05), às 9 horas, quando a colaboradora Delícia Alarcão irá coordenar uma oficina de Jardinagem. Depois, as extensionistas Rosângela e Neurileide estarão na cozinha do local e oferecerão oficinas de Conserva de Vegetais e Panificação. Ao final do dia, haverá uma mesa redonda, onde a extensionista Clizeide Oliveira e representantes de agentes financeiros debaterão sobre o Crédito Rural e a agricultura familiar.
No terceiro e último dia da feira (10/05), a programação da Agência começa às 8h30, com o painel do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Kin Gomides. Após a apresentação, acontecem mais quatro rodas de conversa com as temáticas Fruticultura, Indicação Geográfica, Redes de Ater e Sucessão Familiar. Além disso, a extensionista Rosângela ofertará, na cozinha, uma oficina de doces artesanais.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA EMATER
9 DE MAIO
OFICINA
9h: Jardinagem e Prática de Mini-Jardins – Delícia Alarcão
13h: Conserva de Vegetais – Rosângela Caparrosa
13h: Panificação – Neurileide Maria de Oliveira
MESA REDONDA
19h: Crédito Rural e Agricultura Familiar – Clizeide Rezende
10 DE MAIO
PAINEL
8h30: Mandioca, o alimento do século – Kin Carlos Gomides
10h30: Fruticultura: situação atual na região Centro Oeste – José Luiz Pereira
OFICINA
13h: Doces Artesanais – Rosângela Caparrosa
RODA DE CONVERSA
9h: Sucessão Familiar para ser feliz
10h30: Redes de ATER
10h30: Indicação Geográfica do Queijo Cabacinha do Araguaia
14h: Indicação Geográfica na Região Centro Oeste: situação atual e perspectivas
Para saber os horários e locais das atividades, acesse a programação completa da Agro Centro-Oeste Familiar clicando AQUI
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias