A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), marca presença na Feinagro deste ano, que ocorre entre os dias 11 e 14 de abril, em Mineiros. A feira agropecuária, organizada pela Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (Comiva), é gratuita e está em sua 4ª edição.
Para o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, o evento é um espaço de desenvolvimento de soluções para as demandas do campo, agregando valor à população rural. “Estamos com uma participação ativa na Feinagro, com expositores e uma equipe técnica preparada para receber as demandas e demonstrar soluções voltadas para cada especificidade, considerando as condições territoriais do Estado de Goiás”, destaca.
Realizada no Parque de Exposições de Mineiros, a feira deste ano conta com 86 expositores, além de cursos, palestras, workshops, encontro técnico, exposição de máquinas, implementos agrícolas, veículos, leilão de gado e oportunidades de negócio em diversas áreas e serviços para o campo.
“As feiras têm uma importância muito grande porque elas são uma vitrine. Por elas, passam milhares de pessoas que podem usufruir desse momento de intercâmbio, de interação e de ver novas tecnologias. A participação e o apoio da Emater ao evento são fundamentais para que esses momentos sejam aproveitados ao máximo”, explica Márcia Maria de Paula, supervisora da Emater em Mineiros.
Sucessão familiar no campo
A Emater também participa da programação técnica da Feinagro. No dia 13 (quinta-feira), será realizada a palestra “Sucessão Familiar no campo: a chegada da nova geração”, ministrada pela analista de desenvolvimento social da Emater, Marcilênia Vilela de Sousa. Com trabalhos sobre a temática sendo desenvolvidos desde 2016 na regional da Agência Goiana em Mineiros, a analista percebeu o interesse dos agricultores familiares no assunto.
“Nós temos análises que mostram que a sucessão familiar implica em um processo, então eu vou apresentar o que significa esse processo no campo, com enfoque na chegada da nova geração”, explica Marcilênia. A analista destaca o papel da Emater na atenção ao legado das famílias agricultoras, na continuidade da produção de alimento saudável e na vida digna no campo.
O objetivo, segundo ela, é desenvolver um projeto, coordenado pela Emater e com participação de instituições parceiras na área, para lançar o assunto na região de forma a atender os jovens que voltam para o meio rural, a fim de carregar o legado familiar, mas não têm um direcionamento.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias