Emater marca presença em inauguração de agência de Crédito Rural do Sicoob em Sanclerlândia

Agência Goiana já articula parceria para elaboração de projetos de financiamento voltados à agricultura familiar. Unidade bancária irá atender produtores rurais de mais quatro municípios: Novo Brasil, Mossâmedes, Americano do Brasil e Adelândia | Imagem: Divulgação

Goiás irá contar com mais uma agência do Sicoob Credi-Rural, inaugurada na última segunda-feira (08), em Sanclerlândia, município do Centro Goiano. A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), presente na cerimônia por meio de seus representantes, já articula parceria junto à cooperativa para a operação de financiamentos voltados aos agricultores familiares do Estado.

“A unidade vem direcionar o crédito e aplicar no setor rural os recursos que existem hoje autorizados pelo Banco Central. A Emater é uma entidade que trabalha pelo desenvolvimento desse segmento, por isso a ação é importante para nós”, salienta o diretor de Assistência Técnica da instituição, Antelmo Teixeira. A Sicoob Credi-Rural tem 16 agências espalhadas por Goiás, com mais de 11 mil associados, e trabalha com linhas de comercialização, custeio e investimento.

O papel da Emater é elaborar projetos de Crédito Rural e cadastrá-los nos agentes financeiros responsáveis pelo financiamento. Em Goiás, a entidade é o principal canal entre a agricultura familiar e as políticas públicas de subsídio. “O grande desafio da Emater é fazer com que esta ferramenta de inclusão sócio-produtiva possa beneficiar também os agricultores familiares, que nem sempre têm acesso aos recursos por falta de informação ou orientação sobre os pré-requisitos de habilitação”, atenta o presidente do órgão, Pedro Leonardo Rezende.

O próximo passo para estabelecer a parceria com a unidade do Sicoob Credi-Rural em Sanclerlândia será a proposta de um Termo de Cooperação Técnica, que deve ser apresentado nos próximos dias. A agência no município irá atender também produtores rurais de Novo Brasil, Mossâmedes, Americano do Brasil e Adelândia.

Atuação

Somente no primeiro semestre de 2021, a Emater foi responsável por facilitar o aporte de mais de R$ 60 milhões na economia goiana, por meio da elaboração de 746 projetos. Conforme o Agro em Dados, publicação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o valor foi destinado para investimento em propriedades localizadas em 70 municípios espalhados por todas as regiões de Goiás.

O Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é a principal fonte de financiamento para a agricultura familiar. Os valores do crédito podem ser destinados ao custeio e investimento em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas.