Inovar no setor público é, talvez, o maio desafio e a maior necessidade das administrações públicas brasileiras. Em Goiás não é diferente, especialmente por sua vocação agrícola, setor marcado pela alta tecnificação de processos responsável pelas transformações que vêm revolucionando o campo ao resultar em maior produtividade, lucratividade e otimização de recursos, não só materiais como, e principalmente, ambientais.
Diante deste cenário, repensar a prática da administração pública, não só para acompanhar essas mudanças como para propor novas maneiras de governar, tem sido tarefa primordial do Governo de Goiás. E no que se refere à agropecuária, a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária já apresenta resultados. No próximo dia 09, terça-feira, a Agência lança o Emater Mobi, aplicativo para interação com os produtores rurais goianos e demais beneficiários que promete novidades na relação do governo com a sociedade e também melhora na gestão de serviços, cujos resultados passam a ser acompanhados em tempo real, possibilitando rápidas e efetivas tomadas de decisão.
De acordo com o presidente da Emater, Pedro Leonardo de Paula Rezende, “o aplicativo Emater Mobi foi concebido diante da necessidade de modernização do serviço público de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural, com o objetivo de acompanhar a evolução tecnológica experimentada no setor agropecuário nos últimos anos”.
Tecnologia
x Cidadania
Desenvolvido
e idealizado pelo corpo técnico da Agência, o Emater Mobi se apresenta, inicialmente, como uma ferramenta de
comunicação entre o produtor e o técnico, encurtando a distância entre as
propriedades rurais e os escritórios da Emater, hoje presentes em 205 municípios
goianos. Por meio do aplicativo o agricultor ou pecuarista poderá agendar
visitas de assistência técnica, retirar dúvidas instantaneamente enviando imagens
e áudio, e aquilo que o técnico não for capaz de resolver será encaminhado diretamente
para sua coordenação regional, de modo que a solicitação não poderá ser
encerrada enquanto o problema não for resolvido por completo.
Para além destes serviços específicos, o Emater Mobi poderá ser baixado e usado por toda a sociedade que terá acesso às notícias da Agência, ao aviso de novos serviços, aos eventos realizados pela Emater em todo o estado e à Rádio Emater, que abordará todas essas informações da maneira mais acessível ao público atendido pela instituição. Ao aliar tecnologia e comunicação pública, o que a Emater propõe, por meio desta inovação, é oferecer meios para que a cidadania seja de fato exercida pelos goianos, ou seja, facilitar o acesso da população às políticas públicas e aos serviços ofertados pelo Estado.
Pedro Leonardo ressalta que o novo app “permitirá ao produtor ter acesso aos serviços disponibilizados pela Emater de modo online, permitindo a comunicação com a área técnica da agência de maneira full time, resultando em rapidez no atendimento e economia operacional para Agência”.
Eficiência
na gestão
Já
como resultado para o Estado, como contrapartida para a Agência o aplicativo
surge como uma nova plataforma estratégica no controle das atividades realizadas
em campo pelos mais de 300 técnicos alocados nas 12 regiões que coordenam a
ação da Emater em Goiás e na coleta destes dados, que balizarão as ações,
projetos e programas que virão a ser propostos pela Agência com maior
assertividade para atender às necessidades do setor produtivo goiano de forma
mais efetiva.
O lançamento ocorrerá na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com a presença do governador Ronaldo Caiado, em evento que a pasta e suas jurisdicionadas, dentre as quais se encontra a Emater, apresentarão os resultados alcançados nos seis primeiros meses desta gestão em prol do fortalecimento do setor agropecuário de Goiás e também anunciarão as próximas entregas que farão ao setor até o fim deste ano. Participam do evento, além do governador e do presidente da Emater; o secretário de Agricultura, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; os presidentes da Agrodefesa, José Essado Neto; e da Ceasa-GO, coronel João Batista Freitas Leme; assim como representantes de entidades ligadas ao agro e demais convidados.
Entrega
de veículos
Na ocasião ainda, a Seapa ainda realizará a entrega de dois veículos
utilitários por meio de convênio
firmado com a Emater. Estes veículos serão destinados a ações de execução,
monitoramento e coordenação das atividades de assistência técnica em propriedades
rurais, agroindústrias, assentamentos e realização de eventos nas 12 coordenações
regionais da Emater, proporcionando incremento do acesso às tecnologias
voltadas à melhoria da renda das propriedades rurais com ênfase aos pequenos
produtores.
Confira abaixo as informações:
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária
Taynara Borges – 3201-8767 / 99276-8126