Emater Goiás recebe visita de comitiva do Ruraltins

Delegação está em Goiás para conhecer diversos programas desenvolvidos no estado com foco nos agricultores familiares

A Emater Goiás recebe, de 12 a 14 de novembro, uma comitiva de 30 técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). A delegação está em Goiás para conhecer os programas e projetos desenvolvidos pela instituição juntos aos agricultores familiares em todo o estado, como o Agro é Social e o Projeto de Bovinocultura Sustentável.

Durante a recepção da comitiva, o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, reforçou que a instituição preparou uma apresentação detalhada dos programas que estão sendo executados nos municípios goianos, principalmente na prática. “O Agro é Social se tornou o maior programa de inclusão produtiva do Brasil e fez Goiás reduzir o número de famílias em extrema pobreza, por meio do Crédito Social. O programa capacita e dá condições para o produtor que sonha empreender, aumentar sua renda. Por isso, tem se consolidado como um modelo de política pública no setor rural em todo o país”, revela.

“Estamos muito felizes em trazer nossos técnicos para que sejam capacitados dessa forma. Com este intercâmbio vamos conhecer de perto a realidade de vocês aqui em Goiás. Nossa missão é fazer com que essa experiência que vamos levar seja reproduzida no Tocantins e que a gente possa também, no futuro, construir uma grande parceira entre as nossas instituições”, destacou o engenheiro ambiental do Ruraltins, Jobson Santana.

A programação do primeiro dia de visita, a comitiva teve a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pela Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural nas áreas de Meio Ambiente, Produzir Brasil, Agro é Social, Crédito Social, Aconchego Rural, Crédito Rural, Fomento rural, PAA/ PNAE e Bovinocultura Sustentável. Além disso, os técnicos realizaram uma visita guiada que passou pelo Complexo de Laboratórios, a Agroindústria, o Horto de Plantas Bioativas, Vitrine Tecnológica, Jardim Clonal e a Estação Experimental Nativas do Cerrado.

A programação inclui ainda a visita à Queijaria Tinno Weber, que está localizada no município de Ouro Verde de Goiás, a 60 quilômetros de Goiânia. Com acompanhamento técnico da Emater, a propriedade desenvolve o Projeto de Bovinocultura Sustentável, que visa aumentar a produtividade do rebanho a partir de soluções sustentáveis e sem grandes investimentos do produtor.

Após a visita à queijaria, a comitiva segue para o município de Ceres para visitar um produtor rural que foi capacitado pelos cursos promovidos pelo Agro é Social e beneficiado com o cartão do Crédito Social. Por meio das capacitações e do Crédito Social, a Emater Goiás promove o empreendedorismo rural e a independência econômica dos produtores rurais. Com o dinheiro, eles podem adquirir ferramentas e insumos e colocar em prática tudo o que aprenderam com nossos instrutores e extensionistas nos cursos. A delegação será recepcionada pelo coordenador da regional Vale do São Patrício, Diego Alves de Lima.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias