Emater Goiás realiza maior edição do Agro é Social em Planaltina

Foram entregues 882 cartões de Crédito Social aos alunos de 17 municípios da Regional Planalto, totalizando investimento de quase R$ 5 milhões

A 7ª edição do programa Agro é Social foi realizada na Praça Central, do município de Planaltina, entorno do Distrito Federal, nesta sexta feira, 27/09. A Emater Goiás realizou o maior encerramento do programa com entregas de certificados e cartões do Crédito Social. Esta edição ofertou cursos profissionalizantes em diversas áreas para produtores rurais e comunidade local de 17 municípios da Regional Planalto.

Até o dia 31 de agosto, foram concluídas 41 turmas, contemplando 916 pessoas. Destas, 882 receberam cartões do Crédito Social, resultando em quase R$ 5 milhões em benefícios entregues aos alunos.

O presidente da Emater, Rafael Gouveia, afirma que o Agro é Social se tornou o maior programa de inclusão produtiva no Brasil. “Entregamos cerca de R$ 5 milhões para a região do entorno. O recurso que será empregado diretamente nas famílias que mais precisam e na economia dos municípios aqui presentes. Cada pessoa que recebe o cartão já tem o crédito liberado. Então, amanhã cedo já pode procurar as lojas cadastradas, para fazer as compras e começar a empreender”, destaca.

O presidente ainda ressalta que o programa é uma referência e fez Goiás reduzir o número de famílias em extrema pobreza, por meio do Crédito Social. “Agro é Social é um programa que dá condições e oportunidade para quem sonha empreender e aumentar sua renda”, explica.

Durante o evento, a Secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, frisou que os cartões entregues representam um grande investimento na economia região, tanto para quem passou pelos cursos de capacitação, quanto para os comerciantes cadastrados.

“A preocupação do governador Ronaldo Caiado é oferecer um cuidado completo. Então, não adianta só capacitar. Não adiantaria só dar o recurso, se os agricultores familiares não estivessem prontos para aplicar o dinheiro. Por isso, é importante capacitar e dar condição de empreender, para gerar renda, emprego e que sejam donos do próprio negócio”, reforça.

Para a secretária de Desenvolvimento Social de Planaltina, Valéria Leite, Planaltina tem avançado, mas o município precisa do Agro é Social para dar continuidade ao trabalho desenvolvido na região. “Os cursos são maravilhosos e nós agradecemos imensamente a contribuição. Vocês são muito bem-vindos em Planaltina, sempre que quiserem vir, podem somar conosco”, agradece.

“O trabalho da Emater movimenta e muda a vida das pessoas no campo. Porque o propósito do trabalho que tem sido executado pelo Agro é Social é incrível. Levamos juntos, com a capacitação, a oportunidade do agricultor familiar investir na atividade produtiva. Isso é transformação, é geração de renda, é melhoria na capacidade produtiva e investimento no campo”, ressaltou a superintendente de Produção Rural da Seapa, Patrícia Honorato.

Além da entrega de certificados e dos cartões do Crédito Social, o encerramento da 7ª edição do Agro Social ofereceu atendimentos gratuitos, como plantão técnico da Emater, distribuição de mudas, feira do produtor, emissão de RG, segunda via da CNH, entre outros serviços do Vapt Vupt, e diversão para criançada. Também estiveram presentes para prestação de informações a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

A programação do evento contou ainda com o apoio da Secretaria da Retomada, que levou ao evento o Balcão de Empregos, com vagas de trabalho para a comunidade do município e região.

Agro é Social

O Agro é Social é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Emater, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), voltada ao setor rural, com foco no desenvolvimento social, empreendedorismo, inclusão produtiva para geração de emprego e renda.

Além da capacitação técnica, os alunos que participam dos cursos oferecidos pela Emater Goiás receberam o Crédito Social, um benefício financeiro oferecido pelo Governo de Goiás para que os agricultores familiares possam empreender e iniciar seu próprio negócio. De acordo com a coordenadora do Agro é Social, Janete Rocha, este foi o maior evento em número de participantes beneficiados e municípios presentes. “Foi uma grande festa”, comemora.

Nesta edição, foram realizados cursos de Avicultura, Bovinocultura Sustentável, Avicultura, Horticultura, Apicultura, Fruticultura, Doces Artesenais, Panificação, Irrigação, Processamento de Leite, Produtos de Limpeza, Bolos Caseiros, Quitandas, Piscicultura, entre outros. As cidades contempladas da Regional Planalto foram Pirenópolis, Cocalzinho, Formosa, Abadiânia, Cabeceiras, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Vila Boa, Cidade Ocidental, Luziânia, Padre Bernardo, Corumbá, Alexânia e Cristalina.