A Emater Goiás realizou na última sexta-feira, 29, o Encontro da Agricultura Familiar na Comunidade Quilombola do Cedro, em Mineiros. O objetivo do evento foi apresentar as ações e programas que visam o fortalecimento do segmento, além de ouvir as demandas apresentadas pelos agricultores para dar início ao planejamento das atividades que serão prioridade no ano de 2025.
Há mais de dez anos, a Emater é responsável por liderar e coordenar o encontro. Segundo a coordenadora do evento, analista de gestão e supervisora da unidade local da Emater de Mineiros, Marcilênia Vilela, a proposta é reunir as cooperativas e lideranças de agricultores familiares da região para a elaboração de um planejamento participativo com ações que visam o desenvolvimento da produção agrícola no próximo ano.
De acordo com Marcilênia Vilela de Souza, o encontro reuniu produtores que fazem parte do Território Rural de Identidade Parque das Emas, que é uma política pública do Governo Federal, acompanhada pela Emater Goiás, cuja finalidade é o fortalecimento da agricultura familiar. O projeto engloba nove municípios do Sudoeste de Goiás, sendo eles: Perolândia, Aparecida do Rio Doce, Aporé, Chapadão do Céu, Jataí, Mineiros, Portelândia, Santa Rita do Araguaia e Serranópolis. Desta forma, a ideia do encontro é unir esforços para solucionar problemas que são comuns a estas cidades.
Durante a encontro, foi realizada uma roda de conversa sobre o Crédito Rural – Pronaf, para esclarecimentos sobre o programa e troca de experiências entre os produtores. Também foram temas de discussão, o Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), a assistência técnica promovida pela Emater Goiás e os desafios enfrentados junto às instituições financeiras, que dificultam o acesso ao crédito.
A agricultora Mara Cristina Martins Gomes enfatiza que o encontro é importante pelo conhecimento adquirido que recebe durante as palestras. Para ela, a Emater ajuda com conhecimento e oportunidade. “Além de fornecer assistência técnica de qualidade que nos orienta a seguir o melhor caminho na agricultura familiar, a Emater representa uma esperança para todos nós agricultores. Sou muito grata por todo apoio que recebo”, reforça.
Para Izonel Luís do Carmo, morador de Santa Rita do Araguaia Goiás, o evento traz renovação no aprendizado. “A Emater leva aos agricultores familiares o que há de mais atual na área de assistência técnica dentro do estado de Goiás. Sempre volto para casa renovado como que aprendo e vejo que faz a diferença na vida de quem vive no campo“, explica.
Participaram da plenária 93 participantes. No total, 80% deles são de agricultores tradicionais e de assentamento dos municípios de Mineiros, como Região do Pinga Fogo, Monte Castelo, Ribeirão Grande, Quilombola do Cedro. Também estiveram presentes representantes dos assentamentos PA 2 Saltos e da Agrovila, do município de Santa Rita do Araguaia.
Marcilênia ressalta ainda que o encontro é um momento importante para os produtores, porque é a oportunidade que eles têm para apresentar as demandas e dificuldades de suas produções. “Desta forma, os produtores norteiam as ações das organizações envolvidas no cooperativismo, para fortalecer a agricultura familiar nos municípios da nossa região”, destaca.
“A Emater Goiás ajuda, principalmente, por ser a porta de entrada para o agricultor, por meio da execução das políticas públicas voltadas para o segmento, como o Cadastro do Agricultor Familiar, Assistência Técnica, auxílio na comercialização nos mercados institucionais, como o PAA, Pnae Municipal e Pnae Estadual”, explica.
Ela ainda aponta que a instituição é referência no auxílio às organizações rurais como associações e cooperativas, no desenvolvimento social e na geração de renda.
Além da Emater Goiás, o encontro contou com a presença de instituições como o Centro Universitário de Mineiros (Unifimes – Núcleo de Agroecologia), Prefeitura de Mineiros, por meio da Secretaria de Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços, Cooperativa de Crédito Rural da Agricultura Familiar de Mineiros (Creditag), Espaço Lucely Pio (Comunidade Quilombola do Cedro), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros (S. T. R), Fundação Grupo Boticário, Cooperativa da Agricultura familiar de Mineiros (Coopermin), Território Rural de Identidade Parque das Emas, Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agricultura familiar (Neaf) da Universidade Federal de Jataí (UFJ).
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias