Emater Goiás promove Dia de Campo para apresentação de cultivares de arroz e mandioca

Realizado em parceria com Embrapa e MDA, evento tem como objetivo apresentar pesquisas desenvolvidas sobre a cultura de arroz de terras altas e cultivares de mandioca

A Emater Goiás, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Embrapa Arroz e Feijão-GO, realizará na próxima terça-feira (20/08), a partir das 8 horas, o Dia de Campo: Produção de Alimento Sustentável na Agricultura Familiar, na Estação Experimental de Porangatu, região Norte de Goiás. Na ocasião, serão apresentados estudos sobre as culturas de arroz e mandioca.

Segundo o pesquisador da Emater Goiás, Weslley Oliveira Gonçalves, o objetivo do encontro é apresentar as pesquisas que são desenvolvidas em relação à cultura de arroz de terras altas tolerantes ao estresse hídrico, e tecnologias que ainda não foram lançadas no mercado comercial.

Os estudos sobre o arroz são desenvolvidos em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão-GO. Wesley explica que a ideia é transformar o mapa da produção de arroz no Norte de Goiás com a inserção de várias linhagens de arroz em terras altas no Cerrado. “Temos a possibilidade de transformar a realidade dos agricultores familiares goianos com uma nova opção de plantio na região”, planeja.

A programação do evento conta com saídas simultâneas, em três grupos, para conhecerem as pesquisas que são realizadas em Porangatu. Na primeira estação, os visitantes terão a oportunidade de ver o estudo sobre o melhoramento genético de arroz de terras altas para eficiência de uso da água.

Na segunda estação serão abordadas as pesquisas desenvolvidas sobre a investigação do uso de bioinsumos na cultura de arroz de terras altas. Já na terceira estação, os grupos conhecerão duas cultivares de mandioca: uma de mesa e outra para indústria. O evento também terá apresentações de associações, parceiras das instituições, que visam intensificar a sustentabilidade da agropecuária brasileira.

A equipe de palestrantes do Dia de Campo é formada pelos profissionais Adriano Castro, engenheiro agrônomo, doutor em genética e melhoramento de plantas; Enderson Ferreira, engenheiro agrônomo, doutor em microbiologia do solo, ambos pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão-GO; e Ivanildo Ramalho do Nascimento Júnior, engenheiro agrônomo, doutor em melhoramento genético de plantas da Emater Goiás.