Emater Goiás promove 1º Congresso de Aquicultura e Pesca em Inaciolândia

Objetivo é fomentar a cadeia produtiva em Goiás e levar informações aos piscicultores e pescadores para melhorar as práticas da atividade

A Emater Goiás realizou, nos dias 21 e 22 de novembro, o 1º Congresso Goiano de Aquicultura de Pesca Lagos do Paranaíba. O objetivo é fomentar a cadeia produtiva em Goiás e incentivar a produção de peixes na região da bacia do Rio Paranaíba, que se destaca como grande produtora de peixes nos sistemas de tanques redes e viveiros escavados. O evento aconteceu no município de Inaciolândia, a 292 quilômetros de Goiânia. O município conta com dois frigoríficos com Serviço de Inspeção Federal (SIF) e capacidade para industrializar toda a produção da região.

Para o chefe de gabinete da Emater, Edilson Alencar, que representou o presidente Rafael Gouveia, a região foi escolhida estrategicamente pelo seu potencial produtivo. “Trouxemos à região especialistas em diversas áreas como manejo, produção, melhoramento e comercialização, para orientar e capacitar os piscicultores e pescadores para aprimorar os processos de criação e aumentar sua produtividade”, pontua.

Segundo a pesquisadora especialista em piscicultura da Emater Goiás e coordenadora do evento, Ilce Santos, o congresso tem como foco incentivar a produção sustentável de peixes e desenvolver toda a cadeia produtiva em Goiás. “Os participantes sairão daqui transformados porque eles terão acesso a informações que vão contribuir para uma mudança positiva, pois verão a atividade com outros olhos. E os participantes que ainda não produzem vão começar a produzir, porque irão conhecer uma atividade fantástica, cuja região tem um potencial espetacular”, assegura.

O prefeito de Inaciolândia Claúdio Caixeta, destacou que o evento é muito importante para o desenvolvimento da atividade no município. “Tenho certeza que o efeito do congresso será muito positivo. Inaciolândia e toda a região tem tudo para desenvolver essa área e nós estamos trabalhando pra criar o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) para colocar a atividade dentro da legalidade para melhorar a comercialização e a renda dos nossos piscicultores”, afirmou.

Durante a solenidade de abertura, foram entregues R$ 135 mil em cartões do Credito Social a 27 alunos que participaram do curso de Piscicultura realizado em Inaciolândia, através do Agro é Social. A integração dos programas visa dar oportunidade aos produtores de melhor seu negócio, além de fortalecer todo o setor produtivo da região.

Parcerias

Para o prefeito de Gouvelândia, Fausto Caiado, o congresso fortalece a parceria entre os municípios de Inaciolândia e Caçu, já que os três possuem áreas alagadas e com grande potencial. “Não tenho dúvidas que os cursos oferecidos vão melhorar a vida da nossa população e movimentar a economia dos municípios”, prevê.

“Espero que daqui para frente possamos de forma integrada aproveitar todo o conhecimento e a boa vontade dos técnicos da Emater Goiás. Que a gente consiga colocar Inaciolândia na rota dos criadores de peixe, para que façamos parte da fatia nacional dos grandes produtores, pois é muito importante”, pontuou o representante da Associação Mista de Aquicultura e Pesca de Inaciolândia, Evaldo Ferreira.

O Congresso Goiano De Aquicultura e Pesca Lagos do Paranaíba, teve a participação de representantes Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Prefeitura de Inaciolândia e da Prefeitura de Gouveândia.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias