Emater Goiás participa da 66ª Assembleia da Asbraer em São Luís do Maranhão

Evento reúne delegações de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária para debater temas relevantes para o cenário da agricultura e pecuária no país

Entre os dias 6 e 8 de novembro, a Emater Goiás participa da 66ª edição da Assembleia Geral Ordinária da Asbraer, em São Luís do Maranhão. O evento é realizado pela Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária em parceria com a associada maranhense, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp-MA).

A delegação do estado de Goiás no assembleia é composta pelo chefe de gabinete Edilson Alencar, representando o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia; diretor de pesquisa agropecuária, Sérgio Coelho; diretor de assistência técnica e extensão rural, Kin Gomides; diretor de gestão integrada, Igor Cavalcante e pela chefe de comunicação setorial, Elzenúbia Moreira, que estarão participando do evento, que segue até sexta-feira (8), no hotel Blee Tree Towers, na capital.

Para o chefe de gabinete, Edilson Alencar, o evento é uma oportunidade para o alinhamento de trabalho e pautas importantes com a participação de delegações de todo o país. “Serão três dias discutindo questões atuais para o crescimento e fortalecimento da assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária no Brasil, além de promover o protagonismo da agricultura familiar que é responsável pela maioria dos alimentos que chegam a nossa mesa”, pontuou.

O presidente da Asbraer, Luciano Brandão, destacou que a Rede Asbraer tem uma responsabilidade enorme de trabalhar uma das principais políticas públicas para o desenvolvimento do setor. “Os nossos agricultores familiares são responsáveis por mais de 80% dos alimentos que vão pra mesa dos brasileiros. Temos a responsabilidade não só de levar as políticas públicas e tecnologias, mas também trabalhar a sustentabilidade da produção destes alimentos”, relatou.

A assembleia conta com a participação de diversos setores do governo federal e do estado do Maranhão, além de visitas técnicas. Na pauta, a Rede Asbraer levantará diálogos sobre convênios com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), instrumentos específicos com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e discussões sobre o andamento do Programa de Aceleração do Crescimento da Pesquisa Agropecuária e o Projeto de Lei dos bioinsumos e do Sistema Único de Assistência Técnica e Extensão Rural (SUATER).

Durante a solenidade de abertura, o presidente da Agerp-MA, Sandro Montenegro, ressaltou que a missão de todos os dirigentes presentes na assembleia é levar tecnologia aos homens e mulheres do campo, promovendo a melhoria de renda e da qualidade de vida dos agricultores familiares em todo o país. “O Maranhão vai trazer cases de sucesso que vão desde a criação de peixes, cultivo de mandioca e fruticultura, com a apresentação de vários práticas para o processamento e produção de polpas”, apontou.

Nesta edição, a Asbraer proporciona uma experiência com atenção especial para a ideia de boas práticas de cada região brasileira. Essas práticas serão selecionadas para compor o Seminário Nacional de Boas Práticas na Ater organizada pelo governo federal que será realizado em 2025. Além disso, a anfitriã proporcionará vivências fundamentais ao enriquecimento do conhecimento das associadas.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias